Facebook

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rosário - Na quarta-feira de cinzas o Bloco das Carroças fecha o Carnaval maranhense

Renato Viana Waquim     fevereiro 21, 2012  2 Comentários


Por Renato Waquim

Em Rosário, localizada a 60 km da capital maranhense, o Carnaval só termina na quarta-feira de cinzas com aquela que se tornou a maior festa cultural da cidade. Um dia em que o sentimento de amor à cidade explode em maior intensidade com o tradicional "Bloco das Carroças", infelizmente nos últimos anos é erroneamente chamado pelos jovens de 'Micarroça' em alusão às micaretas baianas que nada tem a ver com este tradicional evento da cultura rosariense.

A brincadeira surgiu há vinte e nove anos. Da insaciável vontade de continuar o carnaval, um grupo de amigos reunidos em frente ao Bar do Meio, depois de quase um mês de farra carnavalesca e sem condições físicas de andar pelas ruas da cidade, mas com vontade de beber, alugaram uma carroça, colocaram bebidas em cima da mesma e acomodaram-se no espaço restante da carroça e saíram pelas ruas cantando a viva voz, bebendo e tocando foguetes. Entre eles estavam: Nato de Luba, Babão, Caumba, Joaquim Neto, Siló, Zé Luis, Luis do Rosário, Chico de Caboclo, Riba do bar do meio, Carlito (falecido) e Valdo Bergel, que pediram a Zé Luís que fosse a atrás de Xololó (falecido), Segura o fio e a carroça de Jeco, conhecido como Maravilha, e daí surgiu o Bloco das Carroças.

No ano seguinte, outras carroças se juntaram e, a partir daí, foram juntando ao grupo outras pessoas e hoje somam mais de trinta carroças e é coordenado por Alan Jorge Carvalho Rezzo. No ano passado, foram mais de 50 mil pessoas que acompanharam o desfile das carroças.

  O coordenado Alan Jorge Carvalho Rezzo 
Através do Projeto de Lei Nº 032/2009 do vereador Pedrosa Filho (Necó), a brincadeira tornou-se Patrimônio imaterial do Município. E Projeto de Lei Nº 081/2010, de autoria do Deputado Estadual José Lima, tornou-se patrimônio cultural imaterial do Estado. O que comprova a sua relevância cultural e social.


O Bloco das Carroças foi considerado por jornais da TV Globo como o maior bloco do Maranhão, e em 2012 completa trinta e dois anos. Por isso, está sendo preparada uma festa especial para comemorar o evento, onde são esperados mais de sessenta mil foliões que vão seguir as carroças pelas ruas de Rosário a partir do tradicional marco do Bloco das Carroças que é colocado antes do Carnaval no local onde tudo começou.

Para este ano, são esperadas várias atrações, entre elas a banda Swing Refrão e a Jardineira com a Máquina do Tempo. A exemplo do que aconteceu nos últimos três anos, a festa será encerrada na Praça da Matriz, com o show eletrizante do Bicho Terra, que já participa do folguedo há quatro anos consecutivos. Agora é se preparar para recarregar a bateria para mais um Bloco das Carroças, o evento que encerra com chave de ouro a temporada carnavalesca de Rosário e do Maranhão.

, ,

2 comentários :

  1. Bom dia Renato Waquim, que precioso é o equipamento que mede quantidade de pessoas participantes de um folguedo tradicional como o bloco das carroças realizados nas quartas feiras de cinzas com misturas de maizena, cervejas etc. Bom divertimento. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. E uma pena estar longe de tudo isso bom demais,beijo no coração de todos.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo