Facebook

Gadgets

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Servidor estadual já pode pedir transferência a conta do BB para outros bancos

Renato Viana Waquim     janeiro 11, 2012  Sem Comentários

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, disse, em entrevista, nesta manhã (11), ao radialista Marcial Lima, no programa Ponto Final, na Mirante AM, que o servidor público já pode pedir a transferência da conta do Banco do Brasil para outra agência bancária. Embora o governo do Estado permaneça se relacionando com o Banco do Brasil, Gondim que a resolução do Banco Central, determinando a partir de 2 de Janeiro, a portabilidade bancária, será cumprida no Maranhão.

- O Estado vai cumprir as determinações legais. O servidor que deseja se relacionar com outro banco deve procurar a agência de relacionamento para fornecer os dados bancários da agência escolhida. O Estado vai continuar operando com o Banco do Brasil, pois seria uma logística muito complicada para o Estado ter diversas agências bancárias de relacionamento - explicou.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12h.

A conta-salário, criada pelo governo do Estado, é diferente da conta-corrente por ser destinada ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário. No site do Banco Central (BC), há uma série de perguntas e respostas sobre a conta-salário.

A instituição que processa o maior número de folhas de pagamento de servidores públicos no país é o Banco do Brasil (BB). Segundo o diretor de Clientes Pessoa Física do BB, Sérgio Nazaré, são 1,516 milhão de servidores federais, o que representa 71% dos pagamentos a esses trabalhadores. No caso dos servidores estaduais, são 3,104 milhões (59%), e dos municipais, o número chega a 2,058 milhões (27%).

Fonte: Pedro Sobrinho/Imirante.com

,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo