Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Projeto cria a Medalha de Honra ao Mérito "Benedito Pereira Leite" no município de Rosário

Benedito Leite em 190
Rosário-MA: O vereador Pedrosa Filho, mais conhecido como Necó, resolveu homenagear um dos principais responsáveis pelo surgimento do complexo ferroviário de Rosário. Trata-se do saudoso Benedito Pereira Leite, filho ilustre de Rosário e um dos personagens mais importantes da História do Maranhão. O Projeto de Lei foi inspirado nos relevantes serviços prestados por Benedito Leite ao povo da sua terra.

Através do Projeto de Resolução N° 002/2015, de autoria de Necó, fica criado no âmbito do Município de Rosário-MA a “Medalha de Honra ao Mérito Benedito Pereira Leite”. A Medalha será cunhada em metal, contendo as seguintes características: circunferência de 50mm, com fundo liso onde será gravado o brasão do Município, contendo os dizeres: "HONRA AO MÉRITO 'BENEDITO PEREIRA LEITE', PODER LEGISLATIVO ROSARIENSE”. A Medalha terá como suporte uma fita de gorgorão de seda contendo duas faixas, uma em azul celeste e outra em amarelo.

A aludida honraria será conferida a pessoas vivas e residentes neste Município de Rosário que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à comunidade rosariense nas seguintes áreas:

I – na defesa da criança e do adolescente;
II – na defesa do idoso;
III – na defesa dos Direitos da Mulher;
IV – na defesa do Meio Ambiente;
V – na defesa dos portadores de necessidades intelectuais e múltiplas;
VI - na prestação de serviços voluntários e/ou evangelizadores (religiosos);
VII- na defesa da Educação e da Cultura.

Vereador de Rosário, Pedrosa Filho, mais conhecido como Necó

A concessão da Medalha de Honra ao Mérito “BENEDITO PEREIRA LEITE” será de iniciativa de Parlamentares com assento no Poder Legislativo Rosariense efetuada através de Decreto Legislativo, desde que aprovada pelo quórum qualificado de 2/3 (dois terços) dos vereadores presentes.

As propostas com a indicação pelos Vereadores dos nomes das pessoas a serem homenageadas deverão ser apresentadas e apreciadas pela Mesa diretora da Câmara Municipal de Rosário, juntamente com currículo e feitos do homenageado, até o último dia do mês de setembro de cada ano.

A comenda será entregue, anualmente, em sessão solene realizada na Câmara Municipal na semana das festividades pelo aniversário da cidade de Rosário ou em outra data em caráter excepcional.

Secretaria da Câmara Municipal, manterá livro próprio denominado “Livro de Registro de Concessão de Honrarias”, para nele serem lançados em ordem cronológica os nomes dos agraciados, o número do Decreto Legislativo e a data da entrega da Medalha, cuja abertura e encerramento será efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Os casos omissos desta lei serão resolvidos pelo Colegiado da Câmara Municipal de Rosário – MA.

Ao blog Rosário Notícias, o vereador comentou o Projeto. "A presente Proposição tem como objetivo criar a honraria de mérito denominada “BENEDITO PEREIRA LEITE”, voltada para homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade rosariense. Ademais, além desses requisitos, o homenageado deverá também residir neste município, diferenciando-se do título de cidadania rosariense. Isto posto, é sabido por todos o quanto é importante para nós vereadores a valorização de condutas tendentes ao crescimento de nosso município, em especial daquelas que primam pela defesa de direitos fundamentais e pelo respeito ao cidadão e ao meio ambiente. Sendo assim, não poderíamos deixar de reconhecer solenemente as pessoas que assim procedem, fazendo jus ao recebimento de tal honraria em vida. Face ao exposto, ressalte-se que as medalhas serão entregues, anualmente, em sessão solene realizada na Câmara Municipal na semana de comemoração do aniversário de nossa querida Rosário ou em outra data em caráter excepcional. Finalmente, nada mais justo que esta egrégia corte de leis preste relevante homenagem ao maior filho ilustre da nossa terra, “BENEDITO PEREIRA LEITE”, comentou Pedrosa Filho.


Benedito Pereira Leite era filho da cidade de Rosário e foi governador do Maranhão



HistóricoBenedito Pereira Leite nasceu na então Vila de Rosário no dia 04 de outubro de 1857 e faleceu em Hyeres na  França em 06/03/1909. 

Foi magistrado, jornalista e um dos principais chefes políticos do estado. Formou-se em direito na faculdade de Recife em 1882,, foi promotor em Brejo-MA, juiz em varias comarcas, inspetor do tesouro estadual, e Constituinte Estadual, em 1891 exerceu o mandato de deputado estadual, deputado federal (de 1892 – 1896), senador (em 1896 - 1906) e Governador do Maranhão (de 1906 a 1909) escreveu e publicou crônicas nos jornais O Nacional e O Federalista, participou da junta Governativa Maranhense de 1891.

É considerado o principal nome da política maranhense na Primeira Republica. Três anos após a sua morte, Benedito Pereira Leite, foi homenageado em Ato Cívico digno de um grade político com a cerimônia de inauguração de uma estatua de bronze em São Luís, posta na Praça que já levava seu nome. 

Tornou-se figura importante no âmbito cultural ao comandar um plêiade de escritores e intelectuais maranhenses em torno de si distribuindo cargos burocráticos e mandatos políticos, entre seu protegidos estavam Coelho Neto, Graça Aranha, Arthur Azevedo, e Dunshee de Abranches. Essa contribuição as letras foi reconhecido com a homenagem feita a ele, que teve a colocação do seu nome na principal biblioteca do Estado do Maranhão, localizada na Praça Deodoro – Capital Maranhense.

Mapa da época com a ferrovia com desvio claro para Rosário como determinou Benedito Leite


Complexo Ferroviário de Rosário:


A Estrada de Ferro São Luís -Teresina, atualmente integrada a nova Estrada de Ferro Transnordestina, corta 65 km do município de Rosário, passa dentro da cidade onde existe uma Estação de Trem e galpões. A construção desta ferrovia realizou-se em duas etapas. A primeira de Caxias a São José das Cajazeiras ou Flores (Timon), autorizada por D. Pedro II, com o decreto imperial nº 10.250 de dezembro de 1888. A inauguração dos 78 km ocorreu em 9 de junho de 1895.

O Presidente da República, Afonso Pena, depois de fazer uma viagem difícil, subindo o Rio Itapecuru em uma gaiola a vapor, partindo da capital maranhense com destino a Aldeias Altas, determinou por decreto Lei nº 1.329 de 3 de janeiro de 1905, a construção da segunda etapa da ferrovia São Luís –Caxias, conectando com os trilhos que ligavam esta cidade a Timon, em frente a capital do Piauí.

Os trabalhos reiniciaram em 1907, mas o governador do Maranhão, Benedito Leite, rosarense, embargou a ferrovia. O primeiro traçado do projeto da Estrada de Ferro não passaria em Rosário e em outras cidades do vale do Rio Itapecuru, foi então que o governador Benedito Leite conseguiu embargar o projeto e privilegiar a sua terra natal. Fez-se um novo projeto, que tem o traçado atual passando por Rosário e a Região do Baixo Itapecuru.

A linha férrea que liga Rosário à Cantanhede foi inaugurada em 1º de julho de 1919, enquanto os trabalhos da ferrovia continuavam por Pirapemas, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Codó até Caxias. O Trecho que liga Rosário - São Luís teve sua inauguração em 14 de março de 1921, mas até então interrompido no Estreito dos Mosquitos.

Finalmente ficou autorizado a interligação da Ferrovia São Luís - Teresina, através do decreto nº 14.823, do governador Epitácio Pessoa de 24 de maio de 1921. O projeto Ferroviário, ligando as duas capitais do Maranhão e do Piauí, concretizou-se com a construção das pontes: Benedito Leite, sobre o estreito dos Mosquitos.  A ferrovia foi inaugurada em 31 de dezembro de 1938, 43 anos depois do primeiro trecho, Caxias - Timon.

Falecido em 1909, Benedito Leite não viu a conclusão da obra e nem da construção dos prédios do complexo ferroviário em Rosário, incluindo a Estação inaugurada em 1915, mas tudo só foi possível graças a sua idealização que mudaria não somente o entorno do dito complexo em Rosário como todo o curso da História e da Geografia do município.


Share on Google Plus

About RN

2 comentários:

  1. Parabéns Vereador Necó pelo brilhante projeto de lei que resgata a memória de grande personalidade do Povo Rosariense.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.