Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Em Icatu campo agrícola produz primeira safra de milho


Por ASCOM / Prefeitura Municipal de Icatu-MA.

Em sua primeira safra de milho, o campo agrícola do Baiacuí produziu mais de duas mil espigas que irão fazer parte do cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino de Icatu. Desde que os campos agrícolas foram implantados pelo prefeito Juarez Lima, muitos produtos hortifrutigranjeiros foram produzidos dentro do município de Icatu e que graças ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), cerca de 30% da merenda escolar da rede municipal de ensino está sendo comprada diretamente com os produtores rurais locais.

Segundo a Sra. Nely Alves Amorim Silva (proprietária do campo agrícola do Baiacuí), o tempo de duração para a colheita da sua primeira safra de milho durou pouco mais de 60 dias, "tivemos o acompanhamento dos técnicos da secretaria municipal de agricultura o que nos ajudou e muito para o sucesso desta colheita" comentou Dona Nely. Quem está comemorando bastante é o secretário municipal de agricultura, ciência, pesca e tecnologia, Laudecir Cantanhede, que destaca o apoio do prefeito Juarez Lima, "graças a perseverança do nosso prefeito que os resultados dos campos agrícolas estão aparecendo e o mais importante é que a renda fica com os nossos produtores rurais" disse o secretário Laudecir.

Além do Baiacuí, outros campos agrícolas estão com as suas produções em andamento, como o de Cacaueiro e nos povoados de Jaburu e Itatuaba que já produziram produtos como melancia, quiabo, pepino, cheiro verde, maxixe, entre outros hortifrutigranjeiros, " em breve os outros campos agrícolas estarão produzindo mais produtos de qualidade" concluiu Laudecir Cantanhede.


O QUE É O PNAE = O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. Alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens do Brasil. Está mais que comprovado que crianças bem alimentadas têm mais disposição, mais agilidade mental, mais saúde e melhor qualidade de vida, conseqüentemente terão um aprendizado melhor e mais proveitoso.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.