Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Forte do Calvário estará no Livro do Tombo Histórico

Rosário - Um dos marcos da história de fundação do município de Rosário, o Forte de Vera Cruz do Monte Calvário, está sendo inserido no Livro do Tombo Histórico. Foi o que notificou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (15).

Segundo o disposto no Aviso de Notificação, no prazo de 15 dias, os proprietários do bem objeto do tombamento poderão aceitar ou impugnar a iniciativa do Iphan. Existentes há 391 anos, as ruínas do Forte Vera Cruz do Monte Calvário são tombadas há 20 anos pelo Governo do Estado e agora também receberão proteção do Governo Federal.

Além do Forte do Calvário – como assim também é conhecido –, outras fortificações brasileiras, como o Forte de Óbidos, Forte da Serra da Escama e Quartel General Gurjão, localizados no município de Óbidos, no estado do Pará; Forte Junqueira e Base Fluvial de Ladário, no município de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, e o Forte de São Joaquim do Rio Branco, localizado em Boa Vista, no estado de Roraima, também estão em processo de tombamento pelo Iphan.

O Forte Vera Cruz do Monte Calvário está com as ruínas e em processo de inserção na proteção do poder público por razão do seu alto valor histórico de onde está localizado, assim como as demais fortificações do país informadas pelo órgão.

História – Além de Forte do Calvário, o Forte Vera Cruz do Monte Calvário também é conhecido como Forte da Vera Cruz do Itapecuru ou Forte do Itapecuru. Desta última forma é conhecido por estar localizado à margem esquerda da foz do Rio Itapecuru, antigo Calvário do Itapecuru, hoje município de Rosário.

Distante 42km de São Luís, Rosário é o quarto mais antigo município do Maranhão. Sua fundação é ligada à criação do Forte de Vera Cruz, pois a cidade teve início na povoação de Nossa Senhora do Rosário, com a construção do Forte, por Bento Maciel Parente.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.