Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Hospital de Rosário atendeu mais de 150 mil pacientes em 2010

Unidade de Saúde de Rosário atente pacientes das regiões do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses.

Erivaldo Sousa
O Estado do Maranhão


ROSÁRIO – A Unidade Mista de Rosário – Antigo hospital do SESP, atendeu mais de 150 mil pessoas da sede e zona rural do município e de cidades circunvizinhas. A casa de saúde realizou em 12 meses cerca de 25.222 exames laboratoriais. 50.426 pessoas foram atendidas no setor de emergência do hospital. No setor de administração de medicamentos foram atendidos 68.963 pacientes. Além disso, 15.265 procedimentos odontológicos foram realizados; 11.797 pessoas tiveram receitas médicas atendidas no ano passado. Foram servidas 21.683 refeições para pacientes e acompanhantes. O número de pacientes atendidos de outros municípios em 2010 chegou a 1.180 atendimentos e 9.724 pessoas foram atendidas no setor de consultas ortopédicas.

O hospital Unidade Mista de Rosário, segundo o diretor geral, Almir Júnior, continua recebendo pacientes de diversos municípios das regiões do baixo Itapecuru, baixo Munim e Lençóis Maranhenses, dentre os municípios beneficiados estão – Axixá, Bacabeira, Icatú, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Morros, Primeira Cruz, Santa Rita, Itapecuru-mirim e Barreirinhas. E essa demanda tem aumentado cada dia que passa, acrescentou Almir Junior.

Ainda de acordo com diretor da casa de saúde, nenhum outro hospital da região realiza tantos procedimentos. Somente no ano passado o hospital de Rosário atendeu em torno de 150 mil pessoas, números que superou até mesmo as expectativas da direção do hospital e do governo municipal.

Alem do aumento do número de atendimentos, a Unidade Mista de Rosário ganhou uma nova cara dentro da política de humanização. As ações que estão sendo implantadas para que o hospital possa atender a grande demanda em função do acolhimento de pacientes e dezenas de outros municípios da região, vão alem da infraestrutura e equipamentos.


UNIDADE MISTA SERÁ HOSPITAL REGIONAL

Existe um compromisso do Governo do Estado em transformar a Unidade Mista de Rosário em um hospital regional. O anúncio foi feito durante uma visita do então secretario de saúde do estado, José Marcio Leite, no inicio mês de janeiro de 2011. A idéia, segundo o secretario informou, seria ampliar o número de leitos de 33 para 200 onde será instalado os serviços de urgência e emergência – pediátrica de adultos-, internações eletivas com cirurgia geral e tramauto – ortopedia, neurocirurgia, UTI e UCI para adultos e unidade de queimados com cirurgia plástica, clinica medica, imagem e patologia clinica. A reforma do hospital é o compromisso da governadora Roseana Sarney e do prefeito Marconi Bimba, para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do município.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

3 comentários:

  1. Essa governadorazinha mequetrefe deveria repassar alguma coisa pra a saúde de Rosário e os prefeitos da região deveriam ajudar.

    Como pode Barreirinhas que é o segundo maior polo turistico despachar pacientes pra Rosário?

    Como Bacabeira e Axixá não tem médicos?

    Como Juscelino não tem aparelho de raio-x?

    Como Ricardo Murad ainda não visitou este que é um dos mais importantes hospitais do Maranhão?

    São perguntas que não querem calar.

    ResponderExcluir
  2. Aí vem a oposição e diz que o hospital de Rosário não funciona! Vão tomar banho, seu bando de xexelento!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Sou técnico em radiologia e gostaria de entrar em contato com alguém da área de saúde do município de Rosário-MA.
    Meu endereço de e-mail é:sebastiao_imagem@yahoo.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.