Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Depois de décadas Unidade Mista de Rosário (SESP) finalmente ganha reforma e ampliação


Por Renato Waquim

Já começou a tão esperada reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde de Rosário (SESP). Este é mais um sonho que a atual administração de Marconi Bimba vê se transformando em realidade. Constuido na época da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP) para apenas atender apenas ao município, atende hoje toda a região do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses, apesar de não ter estrutura e recursos para atendimento regional. Daí, portanto, um dos objetivos da sua reforma e ampliação, sem contar que ele tem sido um hospital muito importante no atendimento aos turistas dessa parte do Maranhão.

Segundo o prefeito Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP), com a reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde, a população rosariense e de toda região passará a disponibilizar de um hospital moderno, pronto para fazer internamentos, partos e cirurgias, entre outros com mais qualidade do que nunca.

Bimba, assinou a Ordem de Serviços do Hospital, que custará recursos do município e emendas parlamentares. “Precisamos cada vez mais de serviços com qualidade e segurança. O hospital de Rosário foi construído há decadas e precisava ser modernizado para estar preparado para a nova realidade da saúde pública, pois muitos municípios da região não investem em saúde e apenas despacham seus pacientes para nossa cidade”, destacou o prefeito de Rosário.

Vários trabalhadores da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Urbanismo vêm derrubando paredes, quebrando piso, modificando totalmente a sua estrutura a fim de criar condições de adequar as instalações ao perfeito funcionamento da Unidade Mista de Rosário. Segundo a secretária Municipal da Saúde de Rosário, Sra. Socorro, "a exigência da Administração Municipal foi para que os trabalhos fossem iniciados pela reforma e ampliação da emergência, áreas de internamento, consultório odontológico, sala de Raio X e centro cirúrgico", destacou.


O vice-prefeito Ezequias Amorim (PRP) falou do comprimosso em ampliar e melhorar a qualidade de vida das pessoas em Rosário. “Estamos priorizando estes setores por serem imprescindíveis e urgentes para a nossa população, principalmente no que se refere à saúde, vez que, a Unidade Mista estava fora da realidade de nossa cidade”, disse Ezequias, sem disfarçar o contentamento com o início da obra.

Não menos feliz está o diretor da Unidade Mista de Saúde de Rosário (SESP), o sr. Junior que vem trabalhando muito para manter o hospital funcionando e atendendo a população de toda região e até turistas, "com essa importante e histórica obra vamos poder levar mais qualidade no atendimento, é a melhor notícia dos últimos anos para toda a região", frisou.

A diretora adjunta daquela casa de saúde, a jovem Paloma Lima, se diz feliz da vida com o inicio das obras. “Temos nos esforçado bastante para manter o hospital funcionando desde que encontramos ele fechado em Janeiro de 2009. Mas graças a Deus, o povo de Rosário nunca deixou de ser assistido, de ter os remédios disponíveis na Farmácia Básica. E agora, que esta reforma e ampliação estão em andamento, devido ao apoio e parceria de nossos deputados, nós rosarienses só temos que nos orgulhar e aguardar que os trabalhos terminem logo para que todos tenham mais saúde com mais qualidade”, comemora o prefeito.

Segundo o secretário de Infra-estrutura e Urbanismo, Henrique Texeira, o prazo para entregar o hospital pronto, atendendo perfeitamente a população, é de 180 dias. O prefeito diz não ter dúvida que a firma a Secretaria acabará os serviços dentro do prazo estipulado, mas diz que o mais importante é que o povo de Rosário terá agora um hospital à sua altura. “Este é mais um sonho que realizamos, pensando principalmente no trabalhador e nos mais humildes, porque só quem está doente e sente uma dor compreende o quanto é importante ter um hospital pronto para lhe atender”, observou Henrique.



MAIS SAÚDE


E não pára por aí. A Administração Municipal já se prepara para começar a reforma do Posto de Saúde de São Miguel. E a compra de mais uma ambulância, desta vez para o povoado Itaipu. “Estamos assim melhorando a saúde não apenas para o homem da cidade como também para o trabalhador rural e sua família. Ou seja, é mais saúde para todos. É universalização do atendimento, inclusão social e cidadania. Este é o nosso trabalho com a Força do Povo”, concluiu o prefeito Marconi Bimba.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.