Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


AGED-MA: Palestra sobre Brucelose é realizada em Rosário-MA


Veja mais fotos como esta em Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Palestra sobre a Brucelose aconteceu nesta última semana na UR Rosário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA). Confira foto no slide.

A iniciativa faz parte do Projeto "Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária" que é coordenado pelo prof. Evaldo F. Vilela e fomentado pelo Fundo Setorial para o Agronegócio e pelo CNPq.

Mais informações
Trata-se de um trabalho de 36 meses, ao longo dos quais será realizado um panorama da Defesa Agropecuária brasileira para identificação de seus gargalos e proposição de melhorias através da capacitação de seus agentes, da indução de redes sociais e da inovação tecnológica. Numa primeira etapa, denominada Prognóstico, foi realizada uma análise dos documentos que descrevem o sistema brasileiro de Defesa Agropecuária, para identificação de macroproblemas. Estes foram categorizados em "Legislação", "Aparato Institucional" e "Conhecimento/ Inovação". Entre os principais gargalos, destaca-se a falta de cursos na área de Defesa Agropecuária no Brasil. Assim, uma das ações fortemente motivadas pelo Projeto é a criação de cursos de Mestrado Profissional voltados à Defesa Agropecuária. De oito projetos apoiados pelo Projeto que foram submetidos ao edital 064/2008 do CNPq, quatro foram recomendados. A segunda etapa, denominada "Diagnóstico" é dividida em duas vertentes. Na primeira, foi feito um levantamento das tecnologias e competências existentes nas universidades e instituições de pesquisa no Brasil, que podem ser aplicadas em Defesa Agropecuária. 150 pesquisadores de todas as regiões foram entrevistadas e isso resultou num diretório de mais de 200 tecnologias e competências. Lembramos que este é um levantamento inicial e que o Projeto disponibilizará, em breve, recursos online para que o diretório seja continuamente atualizado pelos pesquisadores. Ainda na etapa de Diganóstico, serão realizadas cerca de 100 entrevistas para levantar os gargalos e as demandas dos órgãos de Defesa Agropecuária (MAPA, OEDSAs), órgãos de governo (Itamaraty, MCT, MDIC, etc) e setor produtivo quanto a tecnologias para de Defesa Agropecuária. Futuramente, serão realizados workshops de parceria para aproximar os vários atores envolvidos no projeto: órgãos de defesa, institutos de pesquisa, universidades, setor privado, etc. Através desses workshops, será possível definir uma visão de futuro para a Defesa Agropecuária brasileira. Neste espírito de cooperação e integração de agentes, o projeto pretende entregar à comunidade uma Rede Social ou Rede de Inovação Tecnológica (RIT) utilizando recursos de web 2.0. Através dela, a comunicação entre pesquisadores, docentes, setor privado e agentes de defesa será facilitada. A RIT foi aberta ao público em 6 de abril de 2009 e, desde então, vem tendo um número crescente de acessos e exibições de página dentro e fora do Brasil. Sua consolidação dependerá cada vez mais da participação dos membros. Contamos com a participação ativa de todos acrescentando conteúdo e convidando profissionais da área a interagir.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.