Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Sagrima faz entrega de sementes para lavradores atingidos pelas enchentes

Afonso Ribeiro faz entrega de feijão a agricultor familiar



Uma entrega emergencial de 400 toneladas de sementes de feijão irá beneficiar diretamente agricultores familiares maranhenses que perderam suas lavouras nas enchentes. "Estou levando hoje 300 quilos para plantar na minha comunidade", testemunhou satisfeito, o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Panaquatira, José Ribamar Caldas Silva, ao receber as sementes do secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro. A solenidade simbólica de entrega reuniu no dia 24, técnicos da Sagrima, prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios da Ilha de São Luís e região de Rosário, no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Tirirical. A distribuição acontece em todas as regionais do Maranhão, beneficiando 40 mil agricultores.

"A prioridade é atender as áreas que mais sofreram com as cheias, aumentando a produção e a renda dos produtores maranhenses", disse o secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro. Para ajudar na distribuição, na orientação e prestação de assistência técnica, os produtores rurais que receberem as sementes e que mais sofreram com as cheias, aumentando a produção terão apoio dos 19 escritórios regionais da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Sagrima.

"Não é só distribuir a semente, os técnicos acompanharão, em todo o Estado, a produção junto aos agricultores", frisou o presidente da Agerp, Tadeu Lima. Ele agradeceu, ainda, a parceria dos prefeitos e dos secretários municipais de Agricultura, que compareceram à solenidade, dentre eles os prefeitos de Rosário, Marconi Bimba; da Raposa, Onacy Vieira Carneiro; e de Humberto de Campos, José de Ribamar Ribeiro Fonseca.

Os municípios de São Luís, Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa receberam, ao todo, sete toneladas de feijão. Já para os municípios da regional de Rosário (Bacabeira, Barreirinhas, Icatu, Humberto de Campos, Morros, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita e Santo Amaro), foram distribuídas 18 toneladas, nas variedades potiguar e guariba.

O prefeito de Rosário, Marconi Bimba, comentou que a produção de alimentos será priorizada na região de Rosário, principalmente, em decorrência de novos empreendimentos industriais previstos para os municípios, como é o caso da Refinaria Premium, em Bacabeira. "Queremos agradecer ao Governo do Estado. Temos tudo para alavancar a produção da região", pontuou Bimba.

Os técnicos da Sagrima e Agerp explicaram que a distribuição do feijão caupi nesta época do ano é proposital, pois a produtividade da espécie é maior no final das chuvas. Este ano, os agricultores estão recebendo mais que o dobro de sementes de feijão que foi distribuído na safra passada. "E é importante destacar que a semente é certificada pelo Ministério da Agricultura e Embrapa e tem alto teor de germinação. Esperamos uma boa colheita", afirmou Afonso Ribeiro.

O secretário adjunto da Sagrima, João Batista Fernandes, informou também que as sementes são de alta qualidade. "A maioria veio de Balsas e do Rio Grande do Norte", disse.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.