Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Giro Regional - Icatu discute assuntos da comunidade em audiência

Audiência pública promovida pela Comarca de Icatu, na tarde de ontem, possibilitou à comunidade local a discussão e apresentação de idéias sobre questões relativas ao Poder Judiciário.

Líderes políticos e comunitários, dirigentes sindicais e de associações e populares lotaram as dependências da Câmara de Vereadores, superando as expectativas do idealizador da iniciativa, juiz Holídice Cantanhede Barros. Há pouco mais de um mês na comarca, ele diz que a idéia da audiência partiu da necessidade de se apresentar à comunidade, aproximando-a do Judiciário, ouvir anseios e sugestões e, a partir daí, traçar uma estratégia de atuação.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim, declinou o convite para assistir o ato em razão de compromissos de trabalho já agendados.

"Dentro dos limites das atribuições da justiça, procuraremos, em conjunto com a população, promover intervenções que possam minimizar os problemas mais sentidos pelos moradores", informou o juiz. A comarca de Icatu abrange, além da cidade-sede, os termos judiciários de Morros, Axixá, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

Uma das principais reivindicações surgidas na audiência foi a instalação imediata da comarca de Morros, ainda subordinada a Icatu apesar de ter população superior à sede. Segundo Holídice Barros, a comunidade solicitou ainda a intervenção do Judiciário no combate ao consumo de drogas, à exploração sexual infantil e até em irregularidades no trânsito de veículos.

Advogados e líderes políticos da região, acrescenta o juiz, reivindicaram ainda a instalação na comarca de Icatu de um Juizado Especial e a realização de mutirões para agilizar a conclusão dos processos judiciais em andamento.

Presente à audiência pública, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Gervásio dos Santos, elogiou a idéia e acrescentou que a entidade sempre incentivou os juízes a buscarem o diálogo com a sociedade, de forma a deixar claras as limitações e as dificuldades em suas comarcas. "Nós temos a obrigação de prestar um serviço de qualidade e atender os jurisdicionados de forma adequada", ressaltou.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.