Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Disputa pela presidência da Câmara Municipal já mobiliza vereadores eleitos de Rosário

 
Vereadores Jardson, Sandro, Gilvan, Carlos do Remédio e Kiko em um papo saudável sobre o futuro da Câmara Municipal que contou com a presença de Darlan Marinho


Rosário-MA: A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Rosário já começa a se desenhar nos bastidores. A maioria dos 13 9(reze) vereadores eleitos já estão constantemente se reunindo para definir uma chapa à eleição da Mesa Diretora, formada pelo presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. 

A reunião mais recente aconteceu há poucos dias em São Luís (foto), onde participaram 4 (quatro) dos 6 (seis) vereadores eleitos pela oposição ligados ao grupo Willame Anceles, são eles: Jardson Rocha (PPS), Gilvan (PRB), Sandro Marinho (PDT), Carlos do Remédio (PCdoB), juntamente com o vereador governista Kiko (PMDB). Além de se confraternizarem, colocar os papos em dia, tirar dúvidas sobre prestação de contas de campanha e tratar de questões futuras de interesse parlamentar, onde na oportunidade aproveitaram para debater a eleição da Mesa Diretora que ocorre no dia da posse, ou seja, no dia 01 de janeiro de 2017, com votação entre os parlamentares. Nada foi definido oficialmente, mas serviu de base para fortalecer os debates e articulações.

Pelo menos quatro vereadores já estão sendo especulados para presidir o biênio 2017/2018, são eles: Kiko (PMDB), Jardson Rocha (PPS), Pedrosa Necó (PMDB) e Agenor Brandão (PRB) que é o atual presidente. Cada um deles tem as suas características distintas e caso queiram de fato a vaga terão que mostrar poder de aglutinação para vencer a disputa, que promete ser só entre os vereadores, já que a prefeita reeleita, Irlahi Moraes (PMDB), demonstra até o momento que não pretende interferir no processo.

O nome do líder do governo Pedrosa Necó representaria a dominação total do Governo Municipal sobre a Câmara, o que dificulta a sua eleição, muitos consideram até impossível. O vereador Agenor Brandão dificilmente conseguirá se reeleger a presidência, fruto do desgaste natural e do histórico da Câmara que nos últimos anos não reelegeu presidentes. Jardson não é favorito, mas já desponta com boa aceitação e pode surpreender por se considerado confiável. O grande favorito é Kiko que leva vantagem pela sua influência e diplomacia política, pois tem flexibilidade para conversar com o governo e oposição de forma respeitável. 

Ainda é cedo e muita coisa pode mudar, outros nomes podem e deverão surgir até a definição. Além da disputa pela presidência, as candidaturas aos demais cargos da Mesa Diretora vão render muitas articulações para formação de chapa(s).
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.