Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Outra execução jovem em menos de 24 horas foi registrada em Rosário, agora na Vila São José

Rosário-MA: No começo da tarde deste domingo (10), um adolescente José do Rosário Moreia Silva, de apenas 15 anos, foi executado por um tiro de espingarda nas costas, em uma comunidade do tipo invasão conhecida como Vila São José, na região da Vila Bacural, no município de Rosário, localizado na Região Metropolitana de São Luís. 

As polícias Militar e Civil estiveram no local. O corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Municipal (antigo SESP), mas o delegado de plantão disse à imprensa que pretendia encaminhar para o IML de São Luís. 
  
O caso abalou a cidade, por se tratar da segunda execução de jovem em menos de 24 horas em Rosário, pois ontem (09), durante a noite, um jovem de 22 anos foi também executado por vários tiros, porém no bairro Cidade Nova (clique aqui). No começo do mês outro jovem foi morto na Vila Ivar Saldanha (clique aqui). Sem esquecer que em março ocorreu chacina, caos que aumentam a triste estatística de homicídios e que somada aos números de outros tipos de crimes fazem de Rosário uma das cidades mais violentas do estado do Maranhão. 

O jovem morreu no local


Rosário a cidade do crime - Nos últimos três anos, a criminalidade e violência em geral explodiram na cidade como nunca nos últimos três anos, mudando a rotina dos rosarienses e impondo um ambiente de toque de recolher durante as noites, onde ruas que outrora eram movimentadas ficam desertas. Todos os dias dezenas de rosarienses são assaltados e pelo menos um ou dois comércios são roubados, alguns estabelecimentos estão sendo assaltados todos os meses. Nem em suas residências os rosarienses estão mais seguros, pois muitos são os casos de invasão às residências, onde alguns criminosos até já se especializaram na prática. Hoje ficar na porta de casa ou andar de celular a mostra é um convite para ser abordado por criminosos que patrulham pela cidade em busca de vítimas. 

Infelizmente, os números não apontam nenhuma "luz no fim do túnel", pois a situação só tem piorado. Para se ter uma ideia, só em 2015 foram registrados 28 mortes por crimes violentos, incluindo corpos que foram encontrados. Já neste ano (2016), em apenas quatro meses já foram registrados 13 homicídios, ou seja, quase a metade. Mas... O povo de Rosário não merece viver neste "clima de terror, bang bang e cidade sem ordem".


Opinião do titular do blog - A criminalidade encontrou em Rosário a cidade perfeita para dominar e impor o medo. Muito disso se deve a falta de políticas públicas, educação em condições precárias (inclusive faltando merenda e falta de transporte escolar); falta de investimentos sérios em cultura, arte e esporte; alto índice de desemprego; extinção de campos de futebol e áreas de lazer pelo Poder Público Municipal, a não aplicação das leis e a impunidade que impera no país; a falta de locais para entretenimento que possam ajudar a manter os jovens longe das drogas e do crime; o estabelecimento de grupos criminosos; longos períodos de vacância em cargos do Poder Judiciário; disputadas entre facções; a localização geográfica que favorece o cultivo e distribuição de drogas, inclusive para outros municípios; além é claro do fracassos de alguns grandes empreendimentos, principalmente o do projeto da Refinaria Premium I (cancelado pelo Governo Federal) após comprovação desvios de recursos e que nem saiu da terraplanagem, mas vale ressaltar que mesmo antes de acabar, furante o funcionamento do projeto, chegaram pessoas com cultura diferente e que ajudaram na introdução armamentos mais pesados e novas drogas na cidade. Não se pode esquecer da falta de medidas mais enérgicas para crimes cometidos por crianças e adolescentes que estão cada vez mais sendo seduzidas pelos criminosos. Está nada hora da senhora prefeita Irlahi Moraes (PMDB) procurar pelo menos estrutura e dar condições melhores de trabalho ao Conselho Tutelar. Por falar em Irlahi, o que foi feito com o recurso que deveria ter sido aplicado no sistema de vigilância por vídeo monitoramento? Afinal, algumas câmeras foram instaladas, mas sem funcionarem viraram monumentos ao desrespeito com a Segurança Pública. 
Share on Google Plus

About RN

3 comentários:

  1. Triste a situação da nossa cidade que tão fechando o sesp no cadeado de madrugada com medo de assaltos outro dia eu esmurrei a porta pra entrar lá com minha tia. Imnagina pra gente que nmão tem como se defender por que bandido pode usar arma e a gente não e QUERO VER QUANDO UM COMERCIANTE SE ZANGAR E BALEAR UM MARGINAL se essa turminha dos direitos dos manos vão aparecer pra pregarem de moralistas.

    ResponderExcluir
  2. Saudades da Rosário de dez anos atrás que saia da festa de bike de madrugada e ia pra casa de boa agora dar nove horas da noite e tu não ver mais ninguém

    ResponderExcluir
  3. Não sei como ta a investigação mais quero dizer aos seus policias que esse rapaz não era ladrão e que isso não pode ficar assim tem que da uma resposta pra sociedade urgente.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.