Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do MA vai Revitalizar a Biblioteca Farol do Saber de Rosário e mais outras 3 na Regional

Gestor segue mostrando força: Inclusão das quatro (4) Bibliotecas Faróis na Regional de Rosário, 
na 1ª Fase das Revitalizações, atende solicitação antiga de Willame Anceles (PCdoB) ao governador Flávio Dino (PCdoB)


Com o objetivo de facilitar o acesso à cultura e educação nos municípios maranhense, o Governo do Maranhão está revitalizando os Faróis do Saber, mais conhecidos como "Bibliotecas Faróis da Educação". Das 117 unidades existentes, 94 foram vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR), a fim potencializar as atividades desenvolvidas a partir da inclusão no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, que é ligada à SECTUR.
No mês de março, a equipe da SECTUR visitou as primeiras 21 unidades que serão revitalizadas, fazendo vistorias técnicas para que seja feito um levantamento e verificar as necessidades destes espaços. “Nossa equipe vai visitar cada um dos Faróis que estão sob a nossa responsabilidade para levantar as necessidades e colocá-los em pleno funcionamento, atendendo com qualidade o maior número de pessoas possível”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino. Na Regional de Rosário (Na Região do Itapecuru, Munim e Lençóis) serão beneficiadas as bibliotecas de Rosário, Bacabeira, Santa Rita e Morros, atendendo solicitações, no ano passado, dos gestores Willame Anceles (PCdoB) da Unidade Regional de Saúde (URS) e de Lindalva Sousa Pereira da Unidade Regional de Educação (URE).
E para que a revitalização ocorra de forma ágil e eficaz, o secretário Adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão, juntamente com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento e o engenheiro Albino Junior estão avaliando os locais. “Estamos tentando revitalizar os faróis concedidos a SECTUR, da forma mais rápida possível, porém queremos fazer todo um projeto e relatórios antes de darmos andamento a tudo” relata o secretário Adjunto de Economia Criativa.

Equipe da SECTUR durante visita aos ‘Faróis do Saber’. 


A secretaria irá fazer o planejamento, a coordenação e a execução da política estadual de cultura, como administrar os espaços culturais, além da promoção, assessoria e defesa, sob a ótica educacional e comunitária, estimulando a incorporação de hábitos na população e visando à promoção da qualidade de vida.
A Rede Estadual de Bibliotecas “Faróis do Saber”, tem a finalidade de servir de suporte aos programas de cultura e conhecimento, integrando-se aos processos culturais e educativos desenvolvidos no âmbito do Poder Executivo. Outro item é que os recursos para a manutenção da Rede integrarão o orçamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
As visitas técnicas estão servindo para avaliar a questão física de cada farol, acessibilidade física, atualização de acervo entre outros elementos para o conforto e segurança.
Equipe da SECTUR durante visita aos ‘Faróis do Saber’. 


Visitas técnicas foram feitas nos “Faróis do Saber”, localizadas nos municípios de Codó, Timbiras, Coroatá, Arari, São Mateus, Matões do Norte, Miranda do NorteSanta RitaBacabeiraMorrosRosário, Matões, Timon, Caxias, Coelho Neto, Aldeias Altas, São João do Sóter, Paulo Ramos, Bacabal, Olho d’Água das Cunhãs e Lago do Junco. Depois destas 21 da primeira etapa, outras bibliotecas serão revitalizadas conforme as necessidades.
Share on Google Plus

About RN

7 comentários:

  1. E ISSO AI MEU PREFEITO WILLAME ANCELES

    ResponderExcluir
  2. só por que é ano de eleição. Agora até boi vai voar. Porque esse governador não fez as coisas nos anos anteriores?

    ResponderExcluir
  3. Mais antes tarde do que nunca, Parabens Willame Anceles pela atitude e a Prefeita de Rosário não faz NADA. Esta prefeita não me pertence.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre acreditei neste Jovem politico Willame Anceles eu já ia votar nele agora só reforçou neu voto.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim é o unico pre-candidato que t6em compromisso com o povo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos onde os faróis que vão ser revitalizados. Já era tempo!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.