Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


“Janela” que permite trocas de partidos para políticos com mandatos fecha na sexta



Termina na próxima sexta-feira (18) o prazo para as trocas de partidos a políticos com mandatos, sem o perigo de serem questionados na Justiça Eleitoral. Conhecida como "Janela" de 30 dias foi autorizada pelo Congresso Nacional.

Mesmo na reta final, muitos políticos ainda não definiram suas situações. Os casos mais emblemáticos são daqueles que pretendem disputar vagas nas eleições de 2016. 

Em Rosário o "pula-pula" de partidos é grande entre os vereadores e as coisas mudam a cada dia, mas tudo indica que a maioria dos nobres edis vão optar por partidos com independência em relação aos principais pré-candidatos a prefeito de 2016, assim ficaria mais fácil deixarem a escolha de "barco" para a última hora, ou seja, ganhar mais tempo para negociar com os pré-candidatos a prefeitos. 

Já para os que não possuem mandatos, o prazo para desfiliações, filiações e trocas vai até o dia 02 de abril.

Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.


Convenções 
A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações mudou por conta da Reforma Eleitoral de 2015. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.
Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até às 19h00min do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h00min do dia 5 de julho. 
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.