Facebook

segunda-feira, 14 de março de 2016

Governo inaugura Centro de Referência e Reabilitação de Crianças (Ninar) nesta segunda-feira

Renato Waquim (Rosário Notícias)     março 14, 2016  Sem Comentários

Com a inauguração do Ninar, vários serviços que já eram prestados pelo governo às crianças com microcefalia em locais diferentes de São Luís serão integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias. Foto: Francisco Campos/SES
Com a inauguração do Ninar, vários serviços que já eram prestados pelo governo às crianças com microcefalia em locais diferentes de São Luís serão integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias. Foto: Francisco Campos/SES
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugura nesta segunda-feira (14), o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que prestará tratamento especializado às crianças com microcefalia em São Luís.
Com a inauguração do ‘Ninar’, vários serviços que já eram prestados pelo governo às crianças com microcefalia em locais diferentes de São Luís, serão integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias.
Em recente visita e acompanhamento da obra estrutural e instalações físicas do Ninar, o governador Flávio Dino destacou o compromisso do governo em cuidar das crianças. “Foi uma determinação que firmamos durante o dia de mobilização nacional do Zika vírus em fevereiro e identificamos que era fundamental montar uma rede de assistência às crianças vítimas de microcefalia. Esse centro de reabilitação vai atender os casos de microcefalia por várias causas, inclusive o Zika, e outros problemas neurológicos”, pontuou Flávio Dino.
No centro serão disponibilizados tratamentos especializados com corpo clínico formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas. A equipe multidisciplinar do Ninar é composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.
O Ninar possui sete consultórios e duas salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, serão somados ainda a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, que foi criado por meio de parceria do Governo com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo, permitindo a troca de conhecimento constante entre os profissionais dos dois estados que se reverterá em aplicações de técnicas e tratamentos de ponta aos pacientes do centro.
O Ninar possui sete consultórios e duas salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Foto: Handson Chagas/Secap
O Ninar possui sete consultórios e duas salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Foto: Handson Chagas/Secap
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, explicou que o Ninar atuará em três dimensões: do cuidado no tratamento das crianças e acolhimento de suas famílias, da capacitação aos demais profissionais do Estado tornando-os multiplicador de conhecimentos, e também na dimensão da pesquisa sobre a microcefalia e demais doenças neurológicas.
“A intenção maior do Ninar é acolher as crianças maranhenses com microcefalia, disponibilizando o tratamento necessário e assistência às suas famílias. Essas crianças estão nascendo em todo o nosso Estado e precisamos estar preparados para prestar os atendimentos necessários a todas elas. São essas crianças que nos motivam”, destacou Marcos Pacheco.
Atendimento
O Ninar vai disponibilizar um serviço de Call Center, por meio dos números telefônicos (98) 3232-6635 e 3232-6566 (que também aceitará ligações a cobrar), para o atendimento aos profissionais de saúde de todos os hospitais do Maranhão, permitindo que esses profissionais realizem as marcações de consultas e demais tratamentos das crianças de cada município. Será um canal aberto para troca de informação de todos os procedimentos, atendimento e encaminhamento.
Durante a inauguração, a SES iniciará a distribuição do ‘Manual de identificação e acompanhamento intrahospitalar dos casos de microcefalia e referenciamento ao seguimento para estimulação precoce’, que unifica as informações de todos os procedimentos, protocolos e tratamentos às crianças com microcefalia. O manual é destinado a todos os profissionais de saúde do Maranhão.
Além da capital São Luís, o governo também disponibilizará outros pontos de referência para atendimento aos bebês, a exemplo do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, que integra a rede estadual de saúde, e também a Maternidade Carmosina Coutinho em Caxias, em parceria com o município.

, , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo