Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do Maranhão inaugura Centro de Atendimento para Crianças com Microcefalia


Governo inaugura Ninar3
Governador Flávio Dino inaugura Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).
Inaugurado na manhã desta segunda-feira (14) pelo governador Flávio Dino o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que oferece tratamento especializado às crianças com microcefalia. A iniciativa pioneira no Maranhão é gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e dispõe de equipes multidisciplinares disponíveis, espaços adequados para atendimento e reabilitação.
Segundo o governador Flávio Dino, o Ninar atenderá casos de microcefalia que surgiram por problemas neurológicos e por Zika vírus. O compromisso da criação de uma rede de assistência às crianças vítimas de microcefalia foi firmado no dia de mobilização nacional do Zika vírus, em fevereiro. Atualmente, o estado tem 200 casos notificados de microcefalia, dentre os quais cerca de 10 a 15% já comprovadamente relacionados ao Zika vírus.
Governo inaugura Ninar4
Ninar é parte da rede de assistência que inclui pais e mães. Objetivo é garantir desenvolvimento e dignidade a crianças com microcefalia.
“Esse centro de referência vai cumprir um papel de assistência, um papel de formação de uma rede envolvendo outras unidades de saúde no interior do estado, e também como centro de pesquisa, para que, a partir dos casos aqui acompanhados nós tenhamos a produção de informações, dados e conhecimento. É um passo muito importante para que essas crianças, seus pais e suas mães possam ter o cuidado necessário para que possam desenvolver todas as suas capacidades, potencialidades e viver com dignidade”, afirmou o governador Flávio Dino.
Pesquisa e atendimento especializado
O Ninar centraliza o atendimento ao público e disponibiliza corpo multidisciplinar de profissionais – entre pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. A intenção é facilitar o acesso e permitir maior atendimento e acompanhamento de crianças e famílias. A estrutura física do Centro de Referência conta com sete consultórios e duas salas de acolhimento e outros espaços para o trabalho de reabilitação.
Outra área que fortalece o desempenho do atendimento do Ninar é a de compartilhamento de pesquisas científicas, criada a partir de uma parceria do Governo do Maranhão com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo. O procedimento permitirá que exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, sejam compartilhados para desenvolver técnicas e tratamentos mais eficazes.
“A ideia é que tenhamos aqui um centro de irradiação de informação e recursos humanos, para que em um futuro próximo, a maioria dos municípios possa ter espaços parecidos com esse dentro de sua estrutura, de maneira tal que as crianças com problemas neurológicos possam ter estimulação precoce”, explicou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco.
Governo inaugura Ninar5
Atendimento inclui equipe multidisciplinar. O Centro viabiliza ainda a capacitação profissional e criação de multiplicadores na rede estadual.
O Centro viabiliza ainda a capacitação de profissionais maranhenses para que interajam como multiplicadores na rede estadual. Paralelo à inauguração do Ninar, a SES iniciou a distribuição de um manual de identificação e acompanhamento intrahospitalar dos casos de microcefalia, que padroniza procedimentos, protocolos e tratamentos às crianças com microcefalia. O manual é destinado a todos os profissionais de saúde do Maranhão.
Ainda para suporte aos profissionais de saúde de todos os hospitais do estado, o Ninar vai disponibilizar um serviço de Call Center. Pelos números (98) 3232-6635 e 3232-6566, os profissionais podem realizar marcações de consultas e demais tratamentos das crianças de cada município.
No interior do estado, outros pontos de referência para atendimento aos bebês estarão disponíveis. É o caso do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, e também da Maternidade Carmosina Coutinho em Caxias.








Veja também: 

Governo inaugura Centro de Referência e Reabilitação de Crianças (Ninar) nesta segunda-feira

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.