Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do MA realiza pulverização de veneno no combate ao Aedes aegypti em Rosário e Região

O Governo Flávio Dino fazendo a sua parte em Rosário


O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais precisamente por meio da Unidade Regional de Saúde (URS) sediada em Rosário e que abrange dose (12) municípios, está realizando o serviço de pulverização do veneno Malathion, no combate ao mosquito Aedes aegypti, pulgas, piolhos, moscas e outras pragas. Estão sendo utilizados veículos UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecidos como Fumacê, além de onze mecanismos chamados de UBV portáteis.

Na última quinta-feira (24), a URS iniciou uma grande agenda no município de Rosário que deverá seguir com serviços concentrados pelas próximas duas semanas, incluindo feriados e finais de semana para atender com urgência a população. Toda cidade está sendo atendida, mas o foco principal são locais com incidências de casos de doenças como orienta o Ministério da Saúde e própria SES, pois o pesticida é forte, aliás, é altamente tóxico, pertencente ao grupo dos organofosforados e não pode ter seu uso constante e prolongado nas comunidades. Além disso, existem as recomendações do Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), também no sentido de evitar o uso indiscriminado, tendo em vista que pode afetar o equilíbrio na natureza, matando todo tipo de insetos, inclusive as abelhas que são importantíssimas na polinização, por sua vez, que é algo fundamental para manutenção do meio ambiente e da vida de modo geral. 


A URS e o próprio Willame Anceles participaram de um curso para qualificar o serviço, realizado pela SES em São Luís

A "fumaça" com o veneno mata os mosquitos que estão voando, por isso, é apenas uma medida de apoio, porém não pode ser desprezada. Para ter um melhor aproveitamento, é recomendável que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do serviço. A URS está totalmente preparada, pois recebeu curso de qualificação e novos equipamentos de proteção (EPIs). “O fumacê está passando em todos os bairros, porém, nesse período de chuvas estamos priorizando a aplicação pela manhã bem cedo e finais de tarde/começo de noite, quando existe a maior incidência de mosquitos. O grande problema tem sido o tempo ruim com ventos e/ou chuva que atrapalham um pouco o efeito desejado. Esperamos com isso que o veneno mate possíveis mosquitos que estejam voando, pois as larvas não são afetadas. É importante ressaltar, que não se pode confundir este veneno com aqueles que se compra em supermercados, mas apesar do Malathion ser forte, não há motivos para preocupação, como não estamos usando de forma exagera e indiscriminada, não irá causar transtornos algum, principalmente porque na semana passada participamos de um curso de qualificação realizado pela própria SES em São Luís, onde fiz questão de estar presente. Outro ponto importante foi que conseguimos novos equipamentos de proteção (EPIs), o que garante a segurança dos profissionais que estão aplicando o veneno e que de certa forma melhora a qualidade do serviço”, explicou o enfermeiro Willame Anceles (PCdoB), gestor de Saúde da Unidade da Regional de Rosário.

O morador da Rua General Lott, Vila Bacural, Edevaldo Carvalho, considera o fumacê uma grande ajuda. “É uma segurança, um algo a mais no combate ao mosquito. Procuro sempre evitar qualquer acúmulo de água na minha casa e na dos meus pais, mas todos aqui do bairro e na cidade têm que colaborar, o mau comportamento de um e a falta de conscientização, afeta quem mora ao lado. Agora só falta a Prefeitura de Rosário investir mais em campanhas de conscientização, colocação de larvicida que está em falta e eliminação dos focos”, disse.
   
Segundo a Unidade Regional de Saúde, onze máquinas atomizadores / nebulizadores portáteis do tipo UBV 6L estão sendo usadas quando necessário em Rosário e demais municípios da Regional. A UBV portátil é uma máquina diluidora do inseticida, abrangendo um raio de 150 metros aproximadamente, para a eliminação do Aedes aegypti e outras pragas que tem ajudado a levar o veneno a locais mais isolados.

De acordo com o gestor de Saúde, Willame Anceles, as medidas usadas com aplicação de veneno são  essenciais para o combate ao mosquito Aedes aegypti, porém alerta que a população e as Prefeituras da Regional também devem tomar as providências necessárias para a prevenção ao Aedes aegypti. “Estamos fazendo nossa parte, mas é preciso que todos façam a sua parte, pois a intensificando a aplicação do fumacê e UBV, que está sendo difundido na dosagem limite, não substituem as medidas preventivas. Apesar da atenção especial dada pelo nosso governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, é importante ressaltar que o Governo do Estado do Maranhão não pode combater esse mosquito sozinho nos municípios da Regional, o povo e as prefeituras devem ter consciência de que esse é um problema de todos nós e a colaboração de cada um faz toda a diferença. Limpeza do lixo domiciliar, descarte correto de materiais que podem acumular água, tampar caixas d’agua, melhorar o saneamento básico, aplicação de larvicida, campanhas de conscientização, limpeza de terrenos que possam estar servido de lixões em algumas comunidades, enfim, todas essas ações ajudam no combate ao mosquito transmissor dessas doenças tão perigosas e por muitas vezes mortais”, disse.


Clique no vídeo e confira imagens do serviço em ação:




Vale ressaltar que o Aedes aegypti é o mosquito vetor de vírus que causam as doenças: Dengue, Febre Chikungunya e a Zica, esta (última) apontada como causadora de vários casos de microcefalia em bebês durante a gestação. 

Obs.: De maneira simples, podemos dizer que a polinização é o transporte de pólen de uma flor para a outra. É através da polinização que as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento de frutos e sementes. Pode ser feita pela água, pelo vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. O animal mais famoso pela capacidade de polinização - e é de fato o mais eficiente - é a abelha, pois é mais rápida, consegue voar em ziguezague e, após um tempo com a colônia instalada em certo local, consegue saber qual o melhor horário para coletar pólen (elas observam a flora próxima à colmeia e associam com a intensidade da luz do dia).



Veja também:


Share on Google Plus

About RN

15 comentários:

  1. Primeiramente parabéns por todo empenho para colocar a estrutura nova na rua fazendo um serviço de qualidade. Gostaria de saber que dia vai ser realizada a ação em Santa Rita? Tem como levar uma ação em Caremas? Ficaria grata.

    ResponderExcluir
  2. Willame é disparado a maior liderança política da regional e o governador ta dando todo apoio a ele isso mostra confiança no trabalho que o mesmo vem exercendo de forma brilhante e surpreendente eu mesmo não acreditava que ele iria deslanchar e mostrar competência como gestor, se eu votasse aí em Rosário meu voto seria dele mas como voto em Axixá que tá carente de uma liderança assim.

    ResponderExcluir
  3. Só ta fazendo por que é ano de eleição.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo(a) ele não está fazendo só pq é um ano de eleição elenunca deixou de fazer coisa para o povo de Rosário. Willem Angeles tem visão que poucos políticos tem. Willem Angeles todo dia fica batendo nas portas de Secretário de Estado para trazer benefício para nosso povo vamos dar uma oportunidade para ele na prefeitura de Rosário que nós vamos ver a diferencia o cara é bom e trabalhador isso é só o começo. Willem Anceles tem acesso ao Palacio dos Leões e quando ele for Prefeito vai levar muita coisas pars nossa população. Vamos acreditar nele.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí meu amigo Willame Anceles trabalha que o povo reconhece. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho certeza que a saúde de Rosario quando ele for prefeito vsi ser a melhor da região.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem meu amigo Willame Anceles agora imagina quando voce for prefeito eu tenho certeza que Rosário vai ser exemplo na saúde do estado. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Pode já tirar a foto com a faixa de prefeito que o povo vai te botar lá. Continue fazendo estes beneficios na area da saúde porque este é o ponto forte em uma administração além é claro da educação, segurança e infraestrutura. Vamos lá Prefeito Willame Anceles 65.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho certeza que vc vai ser um grande Prefeito.

    ResponderExcluir
  10. Claro que o fumacê esta rodando já passou aqui na minha rua Dr José Domingues e ruas vizinhas até onde eu sei é willame ancelles que está tirando do seu próprio bolso para botar combustível nos carro do fumaćê coisa que a prefeitura não deu importância até agora aí quando outra pessoa faz o serviço aí rapidinho vem gente falar de prefeita afff

    ResponderExcluir
  11. Willem Anceles eu sei que vc está tirando do seu bolso o dinheiro do combustível na verdade quem deveria ajudar era a prefeitura mais não te preocupa que o POVO está observando isso. Esta prefeita não está nem aí para Rosário.

    ResponderExcluir
  12. Um, dois, três, quatro cinco mil, e viva o partido comunista do Brasil. É isso ai Willame Anceles pota o fumacê na ruas.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.