Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Mais de dez mil fazem provas do seletivo da Força Estadual de Saúde

Lívia Fernandes e Nayana Coelho vieram de Fortaleza dos Nogueiras, para concorrerem a uma das vagas. Fotos: Aurilene Alencar/SES
Lívia Fernandes e Nayana Coelho vieram de Fortaleza dos Nogueiras, para concorrerem a uma das vagas. Fotos: Aurilene Alencar/SES
Na manhã deste domingo (22), 10.370 profissionais da área da saúde realizam as provas objetivas do seletivo público do Governo do Estado para a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). No edital lançado no dia 8 de outubro pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) autorizou o processo seletivo público instituído pela Portaria n° 15/2015, com 120 vagas e cadastro de reserva de 48 vagas.
O seletivo é para atuação no fortalecimento e efetivação da atenção primária em saúde nos municípios definidos pelo Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’, mediante as normas e condições estabelecidas no edital. Gabriel Alencar, de 23 anos, ainda é acadêmico de enfermagem. Este foi o primeiro seletivo público do Estado do qual ele participa. “Estou concluindo o curso e quando soube do seletivo da Fesma fiquei bastante contente. Hoje estou aqui testando meus conhecimentos”, disse. O último seletivo público realizado para profissionais de saúde trabalharem no Estado foi em 1994.
A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu) foi responsável pela elaboração e aplicação das provas. As inscrições foram feitas pelo site Fundação. Foram 12.646 pessoas inscritas, das quais 18%, isto é 2.276 candidatos, faltaram às provas deste domingo.
A enfermeira piauiense Mariana Carvalho Oliveira, que também participou do seletivo público.
A enfermeira piauiense Mariana Carvalho Oliveira, que também participou do seletivo público.
Pela grande quantidade de inscritos, foram organizados 21 locais de provas. A enfermeira Mariana Carvalho Oliveira, veio de Teresina (PI) para concorrer a uma das 57 vagas disponíveis para a sua profissão. “Trabalho há quatro anos em uma unidade de saúde municipal de Teresina, e desde quando me formei, nunca tinha visto um seletivo para a minha área com um salário tão vantajoso como este do Maranhão”, afirmou.
As enfermeiras Lívia Fernandes e Nayana Coelho são do município de Fortaleza dos Nogueiras e vieram em uma caravana de Imperatriz, exclusivamente, para realizarem a prova da Fesma. “Na verdade, fretamos um ônibus que partiu de Imperatriz e trouxe 89 candidatos. Veio gente de todo lugar. Atualmente, trabalhamos no Programa de Saúde da Família (PSF) em Fortaleza dos Nogueiras, que é voltado para a atenção básica. Essa é uma área muito importante, por que é voltada para quem mais precisa”, contou.
Para a Fesma, foram disponibilizadas 58 vagas para enfermeiros, cargo com a maior concorrência, com média de 133 inscritos para uma vaga.
Os salários começam em R$ 9.780 e chegam a R$ 17.560, de acordo com a função. Além de vagas para formados em Enfermagem, também participam do seletivo assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
A divulgação do resultado das provas será no dia 14/12/2015, e o curso de formação será de 05/01/2016 a 20/02/2016 com divulgação do resultado final em 24/02/2016.
Municípios de lotação
Os candidatos aprovados serão lotados nos municípios que contemplam o programa ‘Mais IDH’: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Soter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha, Serrano do Maranhão.


O candidato Gabriel Alencar, após a realização da prova objetiva da Força Estadual de Saúde.
O candidato Gabriel Alencar, após a realização da prova objetiva da Força Estadual de Saúde.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.