Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


MA apresenta bom desempenho no mercado de trabalho pelo terceiro mês consecutivo

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou nesta quarta-feira (30) a Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre Mercado de Trabalho Formal do Estado do Maranhão, referente ao mês de agosto de 2015. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi registrada a abertura de 947 vagas de empregos formais no Maranhão, colocando o Estado em evidência, em termos de bom desempenho no mercado de trabalho, pelo terceiro mês consecutivo no cenário nacional.
O economista do Imesc, Geilson Bruno, explica os números positivos do mercado de trabalho no Maranhão. “Considerando a distribuição setorial das contratações, os destaques positivos foram os segmentos da Construção Civil, que já registrava recuperação desde o mês de maio, e os Serviços, que surpreenderam devido a melhor performance, em relação ao mês anterior, em alguns segmentos”. Com o resultado, o Maranhão obteve terceiro lugar do Nordeste e quarto no país em termos de geração líquida de empregos formais em agosto de 2015.
As atividades ligadas à produção de etanol, contribuíram expressivamente para a geração de empregos formais no Estado, em especial, nos municípios Campestre do Maranhão, com mais 1,5 mil empregos, Coelho Neto, com mil novos empregos e Aldeias Altas, com 940 novos empregos.
A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica, publicado trimestralmente pelo Instituto. A proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Cadastro trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica. Clique  aqui  e tenha acesso à nota de Mercado de Trabalho.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.