Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governador Flávio Dino inaugura nova sede do Procon em São Luís

Governador Flávio Dino, acompanhado do secretário Francisco Gonçalves, do deputado Humberto Coutinho e de Duarte Júnior inaugura a nova sede do Procon-MA. Fotos: Karlos Geromy/Secom
Governador Flávio Dino, acompanhado do secretário Francisco Gonçalves, do deputado Humberto Coutinho e de Duarte Júnior inaugura a nova sede do Procon-MA. Fotos: Karlos Geromy/Secom

Na manhã desta segunda-feira (26) a capital do estado foi presenteada com uma nova sede do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), inaugurada pelo governador Flávio Dino. Com localização estratégica e espaços amplos, a nova sede do Procon, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 848, São Francisco, vai garantir a prestação de serviço de melhor qualidade e respostas ainda mais rápidas.
“Inauguramos hoje a nova sede do Procon, são mais recursos materiais e humanos para ampliar o acesso aos direitos dos consumidores. Além dessa nova sede na capital, já inauguramos 11 novas unidades em outras cidades”, disse o governador Flávio Dino durante a solenidade de inauguração da nova sede do Procon. “Nós investimos nesse sistema de proteção ao consumidor, para dar vida aos direitos enunciados na Constituição e no Código de Defesa do Consumidor”, completou o governador.
Ainda segundo o governador, em menos de dez meses foi possível garantir um conjunto de realizações que vai em direção do respeito à eficácia do sistema jurídico brasileiro, com o lançamento do aplicativo, mas, também, com o trabalho de qualificação e ampliação dos recursos humanos, possíveis devido a descentralização do órgão e da transformação da natureza jurídica do Procon, que ganhou autonomia e força, tornando-se autarquia.
Acesso
A partir desta segunda, o cidadão que precisar ir ao Instituto terá mais facilidades. A nova sede do órgão agora conta com localização estratégica, entre duas vias de tráfego intenso, facilitando o acesso dos consumidores, à nova instalação.
O espaço, mais amplo e confortável, foi pensado cuidadosamente para atender a demanda dos consumidores e oferecer serviços com mais qualidade. O térreo do edifício, local em que o público será atendido para formalizar denúncia e participar de audiência, possui dois banheiros, sendo um deles adaptado para cadeirantes, assim com o protocolo. Além disso, há rampa de acesso e vaga destinada às pessoas com deficiência.
Para o presidente do órgão, Duarte Júnior, facilitar o acesso do consumidor é essencial e agora será mais prático chegar ao órgão, pois a nova localização da unidade permite isso. “Será mais fácil chegar ao Procon, pois estamos em um ponto estratégico, onde o consumidor não terá dificuldades quanto à acessibilidade. Além disso, a nova estrutura possibilitará respostas ainda mais rápidas às demandas dos consumidores. Essa mudança estrutural é mais uma, dentro de um pacote de ações, realizadas pelo governo Flávio Dino, que tem como objetivo tornar o órgão cada vez mais presente na vida das pessoas”, destacou.
Nova sede Procon-MA (3)Melhorias
A nova estrutura do órgão possibilitará aos servidores o desenvolvimento de suas atividades de forma mais eficiente e organizada. Os setores jurídico e de fiscalização receberam salas amplas, facilitando o trabalho das equipes. Na sala da fiscalização será possível, a partir de agora, a formação de núcleos divididos conforme a demanda do setor.
O projeto conta, ainda, com uma sala destinada a orientação, três salas que darão suporte ao arquivo devido a demanda e um auditório, com data show, quadro e capacidade para 60 pessoas. No espaço, serão realizados cursos voltados para os consumidores e fornecedores e capacitações para a equipe distribuída pelo estado, através do projeto de municipalização, que, até sua conclusão, terá 21 unidades do Procon no Maranhão.
O órgão realizou atendimentos no dia da inauguração, deixando os consumidores satisfeitos com a qualidade do serviço prestado. O funcionário público Wellington Batalha foi até a nova unidade fazer uma denúncia sobre cobrança indevida em cartão de crédito. Na ocasião, o consumidor foi orientado e elogiou o serviço recebido. “Estou recorrendo para solucionarem meu problema, a cobrança tem sido recorrente e acredito que agora resolverei essa questão, pois o Procon tem sido um dos órgãos mais atuantes do Maranhão para com o consumidor, trabalho muito bem feito pelo governo”, elogiou.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; o presidente Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, Geraldo Carvalho; o prefeito do município de Viana, Francisco Gomes; o secretário Chefe do Gabinete Militar do Governador, Silvio Mesquita; o conselheiro Seccional da OAB-MA, Sidney Nunes Rocha, e equipe técnica do órgão.
Ações
O Procon realizou diversas ações que mudaram a vida dos maranhenses. A municipalização do Instituto, presente hoje em 16 municípios, busca levar os serviços de proteção e defesa do consumidor a todas as regiões do Maranhão e é uma das ações em defesa do consumidor do Governo do Estado.
A fiscalização de bancos, buscando a humanização do atendimento; o Projeto Procon Mirim, levando educação em consumo e diversos temas para crianças da rede estadual de ensino; o acompanhamento dos valores praticados nas bombas dos postos de revenda de combustíveis em todo o Estado, evitando aumento abusivo; fiscalização nos parques de diversão, para garantir a segurança dos consumidores; a garantia de ingressos de meia-entrada dos estudantes, desde o primeiro dia de venda entre outras ações.
O Procon está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São José de Ribamar e Timon. Nesta gestão serão inauguradas unidades nos municípios de Viana, São João dos Patos, Paço do Lumiar e Presidente Dutra.
Como fazer a denúncia
Para formalizar a denúncia na nova sede, o consumidor deve apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. Outra possibilidade é denunciar pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do Procon.
Fachada da nova sede do Procon, localizada no bairro de São Francisco.
Fachada da nova sede do Procon, localizada no bairro de São Francisco.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.