Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Imagem do Dia - Acorda Irlahi! Lixo espalhado, mau cheiro e urubus em pleno Centro de Rosário

Uma crítica construtiva!
A culpa é só do povo?... É das estrelas?
Tome uma atitude prefeita Irlahi! Têm dias que o lixo é bem mais caótico do que o mostrado na foto.


Rosário-MA: Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens, causando a indignação de vários internautas, a imagem de um pequeno "lixão" na calçada ao lado do Mercado do Peixe, na Travessa Filomeno Rabelo, Centro de Rosário. É um retrato claro do "cuidado" que o Governo Municipal de Irlahi Moraes (PMDB) tem com a cidade em um local que recebe pessoas de todo o município e de diversas cidades da região.

Em plena Região Metropolitana de São Luís, a apenas 60km (menos de uma hora) da capital, Rosário tem em pleno Centro um cenário que não condiz com um lugar onde se vende alimentos e com lixo espalhado de maneira irregular, sendo predominante o tipo orgânico, que acabam atraindo urubus, mosquitos e outros organismos. Além de ser totalmente anti-higiênico, o mau cheiro é insuportável.

Não adianta passar a mão na cabeça e culpar apenas os trabalhadores e população pelo claro descarte irregular de lixo, a Prefeitura é neste caso a maior culpada, pois trata o local como se fosse mais uma área residência e/ou comercial do tipo comum em perímetro urbano, esperando que apenas o serviço regular de coleta de lixo vá resolver o problema. A realidade é outra! Trata-se de uma área impar com dois mercados e um forte comércio informal, além da presença de residências e comércios, onde é grande a quantidade de alimentos e materiais orgânicos/inorgânicos que são comercializados, dos quais muitos precisam ser descartados diariamente, principalmente nas terças-feiras quando acontece a grande feira. 

Portanto, é fundamental que a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento tome à frente desta questão para uma coleta distinta em parceria com o Serviço Municipal de Limpeza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Guarda Municipal. O problema pode ser resolvido se for colocado uma(s) lixeira(s) pela região dos mercados, pois é comum o descarte por moradores e pessoas que trabalham nos mercados, feira, comércios e moradores. Depois uma campanha de conscientização seria a "cereja do bolo" para a publicidade de um governo, que ao invés de agir, infelizmente só procura culpar o povo.
Share on Google Plus

About RN

2 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.