Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do MA manifesta apoio à proposta de mais rigor por controle de explosivos no Brasil

Governador Flávio Dino ao lado dos deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Pedro Fernandes (PTB), do diretor executivo da Febraban, Murilo Portugal e dos secretários Jefferson Portela (Segurança Pública) e Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos). Foto: Karlos Geromy
Governador Flávio Dino ao lado dos deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Pedro Fernandes (PTB), do diretor executivo da Febraban, Murilo Portugal e dos secretários Jefferson Portela (Segurança Pública) e Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos). Foto: Karlos Geromy
O governador Flávio Dino recebeu representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para debater projetos nacionais de controle dos explosivos. A entidade apresentou ao governador e aos coordenadores da bancada parlamentar federal uma proposta para articulação de trabalhos no controle ao roubo e tráfico de explosivos, que são competência do Governo Federal.
Ao lado dos deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Pedro Fernandes (PTB), o governador do Maranhão ouviu a proposta da Febraban, que está sendo levada a todos os estados. Para desarticular os assaltos a banco no território nacional, diz o representante da Federação, é necessário que haja ações de inteligência preventiva, prisão das quadrilhas especializadas e articulação de ações entre os entes federativos.
Foto2_KarlosGeromy - Reunião com FebrabanPara cuidar exclusivamente dos explosivos, ele apresenta sugestão que haja maior regulação por parte do Governo Federal no transporte de explosivos, com acompanhamento pelo exército de todos os explosivos e acessórios, bem como obrigatoriedade de termo de transferência para explosivos e identificação da empresa. Todo o procedimento, segundo a proposta, deve ser acompanhado pelo Exército Brasileiro.
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e confirmados pela Febraban dão conta de que houve diminuição de assaltos a banco no Maranhão em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de 23% nos ataques a caixas eletrônicos e de 7% em relação a assaltos a agências bancárias no comparativo entre os primeiros sete meses de 2014 e 2015 foi destacada pelo diretor executivo da Federação, Murilo Portugal.
“A redução dos índices no Maranhão mostra que as ações de inteligência em implantação possuem eficácia para reduzir crimes dessa natureza no Brasil,” disse Murilo. O resultado alcançado em 2015 tem relação direta com a prisão das quadrilhas de assaltos a banco. Segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, nos primeiros sete meses de governo, quatro das seis quadrilhas especializadas nesse tipo de crime foram desarticuladas no Estado.
Foto4_KarlosGeromy - Reunião com Febraban
Os deputados Waldir Maranhão e Pedro Fernandes confirmaram que pedirão apoio à bancada maranhense, composta por 18 parlamentares federais, para o projeto na Câmara. A reunião contou ainda com o acompanhamento do secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.