Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Mais Cultura e Turismo atrai famílias maranhenses e turistas para o Espigão Costeiro da Ponta da Areia

Crianças participam de oficina musical do ‘Mais Cultura e Turismo’
Crianças participam de oficina musical do ‘Mais Cultura e Turismo’

A boa música marcou o primeiro domingo do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, ação do Governo do Maranhão, executada por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), e em parceria com a Prefeitura de São Luís. A estrutura organizada na área do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, em São Luís, acolheu famílias inteiras. A criançada teve a oportunidade de experimentar instrumentos musicais na oficina de percussão e o público em geral curtiu as melodias e harmonias da música do Quarteto Sensatez.
O professor Wanderson Silva, instrutor da oficina de percussão para crianças de 3 a 9 anos, apresentou uma variedade de instrumentos para a criançada, como pandeiros, caixas do divino, cuíca, castanhola, triângulo, congas e campana. A emoção maior veio com o som tirado de cada instrumento, o que proporcionou, espontaneamente, a formação de uma banda. “Essa fase é a melhor para despertar o interesse musical nas crianças, pois, elas são curiosas e aprendem com muita facilidade”, disse o professor.
Para o pequeno Sião Rocha, de 3 anos, o bongo (espécie de tambor pequeno) encantou e foi difícil convencê-lo de que a aula chegara ao fim. “Essa é a intenção, envolvemos a criançada de maneira lúdica para então iniciarmos o aprendizado”, explicou o professor. A mãe de Sião, Dici Rocha, informou que sempre o coloca em contato com a música e percebe como ele fica mais tranquilo.
Instrumentos e sons que regem as canções do Divino Espírito Santo, Cacuriá, Tambor de Crioula entre outras expressões culturais maranhenses também foram apresentados na oficina. Daniele Martins, de 10 anos, ficou encantada com o toque das caixeiras.
Crianças participam de oficina musical do ‘Mais Cultura e Turismo’
Crianças participam de oficina musical do ‘Mais Cultura e Turismo’
Da oficina de percussão infantil para a experiência do Quarteto Sensatez. Quatro músicos experientes presentearam o público com o melhor da bossa nova. “Nunca imaginei encontrar tamanha variedade e programação de excelente qualidade aqui no Espigão. Vim para apreciar o por do sol e me deparo com essa apresentação”, exclamou o turista de Belém, Paulo José Sardela.
Praia Grande
Como forma de democratizar ainda mais o acesso à cultura, que é o objetivo do ‘Mais Cultura, Mais Turismo’, São Luís ganha mais um palco de apresentação. De quinta (16) a domingo (19), a Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, também será receberá atrações culturais.
A programação segue também no sábado (18) e domingo (19), no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. Para o morador e para o visitante, basta se programar e curtir a temporada na capital maranhense.
Atualmente as atividades, que são desenvolvidas pelas Secretarias estaduais de Turismo e Cultura, são realizadas nos polos São Luís e Barreirinhas. A intenção do governo do Estado é transformar o ‘Mais Cultura e Turismo’ em projeto itinerante, percorrendo outros municípios maranhenses.
Projeto também anima temporada de férias em Barreirinhas
Grupo de bumba meu boi anima o publico no Mais Cultura e Turismo, em Barreirinhas
Grupo de bumba meu boi anima o publico no Mais Cultura e Turismo, em Barreirinhas
O primeiro fim de semana do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Barreirinhas, principal cidade da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, teve grande aceitação da comunidade e de turistas.
A programação diversificada, com música maranhense, grupos de bumba meu boi, quadrilhas e a orquestra da Escola de Música da cidade, animou os moradores de Barreirinhas e deixou um gostinho de quero mais nos turistas que passaram pelos Lençóis Maranhenses.
O local escolhido, a Praça do Trabalhador, se tornou a segunda casa das crianças, que participaram de atividades musicais e lúdicas, entre as quais, canto e dança. Destaque para as integrantes da Escola de Música de Barreirinhas, que fizeram um recital com obras de compositores conhecidos, como Luís Gonzaga, Vinicius e Toquinho.
O recital atraiu e emocionou uma infinidade de pessoas. “Me arrepiei ouvindo essas crianças tocarem. É lindo, muito lindo”, disse emocionada a turista de Brasília (DF), Paula Moraes.
Artistas como Flávia Bittencourt, Carlinhos Veloz e Wilson Zara abrilhantaram a festa. “Importante mostrar a música popular do Estado para os turistas, mas também para os próprios maranhenses, para que eles possam, também, valorizar o que é de casa”, comentou Wilson Zara.
As apresentações de bumba meu boi empolgaram aos presentes, com suas coreografias, cores, magia e ritmo. “É a primeira vez que venho ao Maranhão e esta cultura do maranhense é um espetáculo. Esta manifestação, o Bumba Meu Boi, é única, nunca vi nada igual”, destacou o espanhol Miguel Penna.
Show de Flávia Bittencourt na programação do Mais Cultura e Turismo, em Barreirinhas. Foto: Karlos Geromy/Secom
Show de Flávia Bittencourt na programação do Mais Cultura e Turismo, em Barreirinhas. Foto: Karlos Geromy/Secom
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.