Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do MA estuda implantação de projeto sobre música clássica em presídios do MA

O Governo do Maranhão está analisando a possibilidade de implantar nas unidades prisionais do estado um projeto que trabalhe música clássica junto aos internos. De acordo com o secretário adjunto de Segurança Penitenciária, João Francisco Rodrigues, o modelo a ser seguido deve ser semelhante ao desenvolvido nas prisões do Paraguai.
A iniciativa está alinhada com a nova forma de gestão do sistema penitenciário que tem tratado o detento de forma humana buscando ações que favoreçam a reintegração social. Durante a quarta-feira (22), os internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas tiveram a oportunidade de escutar um pouco de música barroca a partir de uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária com o projeto musical Festival de Alcântara.
O interno Micaro Aguiar, de 38 anos, relatou que foi a primeira vez que teve contato com a música barroca e que a apresentação lhe despertou a curiosidade para o estilo musical. “Eu vejo que é muito importante esse contato como a música barroca, pois é bem diferente das músicas que normalmente escuto. Também pude perceber em toda a apresentação que as músicas tocadas trazem um sentimento em cada nota. Muito interessante”, avaliou o interno.
A ministra da Embaixada do Paraguai, Cynthia Filátiga, acompanhou o evento. Ela explicou que no Paraguai são idealizados projetos nesse formato para quem é privado de liberdade. “Na música é transmitida a espiritualidade e uma oportunidade de desenvolvimento humano. Por isso é relevante que existam projetos musicais nas penitenciárias, pois a música é uma das grandes precursoras da ressocialização”, afirmou Cynthia Filátiga.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.