Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo começa atendimento itinerante do Corpo de Bombeiros pelo interior do MA

Vistoria do atendimento itinerante do Corpo de Bombeiros
Vistoria do atendimento itinerante do Corpo de Bombeiros. Foto: Ascom: CBMMA
O Governo do Estado iniciou, na segunda-feira (13), uma operação itinerante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), ampliando os trabalhos da corporação em todos os batalhões e companhias do interior do estado.  A ideia é reforçar o efetivo de militares nas cidades do interior, a fim de melhorar a prestação de serviço à sociedade, atuando preventivamente com foco nas vistorias, monitoramento, combate a incêndio, atendimento às emergências, serviço de guarda vidas e salvamento aquático em áreas de banhos, e também nas ações voltadas para a proteção e Defesa Civil.
As atividades começaram pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar sediado em Balsas, e se estenderão a outros municípios do Sul do Maranhão. Militares, entre oficiais, aspirantes e praças, de São Luis e de Imperatriz foram enviados para a cidade e, somente neste primeiro dia, já fizeram mais de trinta fiscalizações a estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, casas de peças, prédios, imóveis residenciais, feiras e empresas de médio e grande porte. O trabalho terá um prazo médio de dez dias, e inclui, ainda, treinamentos e simulados de atualização de conhecimentos e troca de experiências.
“O Governo está iniciando uma força tarefa de atuação ostensiva em várias frentes, levando os serviços do Corpo de Bombeiros a todas as regiões do Maranhão. Vamos percorrer as nove unidades do interior e também cidades onde que há grandes demandas pelos nossos serviços. Queremos aproximar a Corporação e oferecer mais segurança à população”, anunciou o comandante geral, coronel Célio Roberto Araújo.
O comandante explicou ainda que “o intuito é reforçar o poder operacional, interiorizando a presença dos Bombeiros com um conjunto de ações preventivas e educativas, de modo a evitar acidentes e possíveis incidentes nestes municípios, conscientizando a sociedade sobre a importância da atenção às normas de segurança, da legalização de estabelecimentos e edificações em geral, dos riscos iminentes em áreas de banho e em locais de grande concentração de pessoas, e também fortalecer a parceria com órgãos municipais”.
Vistorias e reuniões
Foto 9 - Governo começa atendimento itinerante do Corpo de Bombeiros pelo interior do Maranhão
Vistoriadores da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) estão inspecionando os projetos técnicos, itens de segurança e proteção contra incêndio e pânico, a estrutura, o cumprimento das normas e procedimentos, identificando falhas e orientando os proprietários para que se regularizem junto ao CBMMA e demais órgãos.

Em Balsas, os trabalhos estão sendo coordenados pelo coronel Júlio César Gonçalves, comandante operacional da área, que, na ocasião, participou de reuniões na Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e no Viva Cidadão. “Vamos apresentar uma cartilha à diretoria do CDL com as orientações necessárias para a obtenção do certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros, com o objetivo de orientar os empresários e proprietários de comércios locais”, informou.
No encontro com o coordenador do Viva Cidadão, Cristiano de Andrade, os Bombeiros conseguiram a  ampliação da área física do posto de atendimento ao público,  com a criação de uma nova sala administrativa e de um área de espera.  Em contrapartida, o CBMMA irá informatizar o órgão ao SISGATE e a implantar o Sistema Simplificado para Obtenção do Certificado do CBMMA para edificações, inicialmente, de até 200m² e que se enquadrem no risco leve.
Para a empresária Valéria Shoenberger, que atua no ramo de terceirização de serviços, “a visita dos bombeiros é de grande valia para que possamos tirar dúvidas quanto à renovação do alvará de licença, dos itens de segurança, como extintores de incêndios, saídas de emergências e o funcionamento das luminárias, que foram sanadas durante a vistoria às instalações da minha empresa”.


Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.