Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Sucesso no III Salão Rota das Emoções em Jericoacoara




Discutir estratégias e oportunidades para projetar o roteiro no Brasil e Exterior e avaliar novas ferramentas de governança para o destino foram os principais pontos do III Salão de Turismo Rota das Emoções, realizado de 25 a 27 de junho, em Jericoacoara, Litoral Oeste do Ceará e que terminou com a expectativa de alcançar um volume médio de vendas de R$ 1.500.000,00 para os próximos 12 meses, através das rodadas de negócios realizadas entre fornecedores do setor turístico e operadoras do mercado nacional.

Considerado um dos mais bem sucedidos roteiros integrados do país, reunindo atrações em três estados nordestinos como a Praia de Jericoacoara, no Ceará; o Delta do Parnaíba, no Piauí; e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a Rota das Emoções beneficia, em toda a sua extensão, um total de 14 cidades.

No Maranhão, os municípios que integram a Rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, são Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, os municípios que fazem parte do roteiro são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Durante os três dias do evento, foram realizadas palestras e mesas redondas, além de mostra e comercialização de produtos e encontro dos 14 prefeitos dos municípios integrantes do roteiro integrado. Os participantes puderam, também, conhecer a riqueza da culinária dos três estados, através da mostra gastronômica que envolveu 21 restaurantes da Vila de Jericoacoara. Juntos, eles desenvolveram entradas, pratos principais e sobremesas utilizando ingredientes típicos das cidades integrantes do roteiro.

Sustentabilidade

Preocupado com a questão ambiental, o Salão do Turismo também adotou a metodologia do selo Zerocarbon para compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidas durante o evento, por meio de um programa de reflorestamento. Uma consultoria contratada pelo Sebrae irá produzir um inventário de emissões de GEE utilizando uma metodologia desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute) a partir de dados como: produção de lixo, consumo de energia elétrica e de combustíveis no transporte.

A partir deste inventário será possível quantificar em toneladas de carbono equivalentes as principais fontes de emissão de GEE e promover as devidas compensações ambientais a partir do plantio de árvores. Os locais de plantio serão escolhidos a partir da indicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

HISTÓRICO

A Rota das Emoções foi instituída na primeira edição do projeto “Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística”, implantado em 2005 pelo Sebrae e Ministério do Turismo. Já a primeira edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções foi realizada em 2013, na cidade de Parnaíba (PI) e a segunda aconteceu em 2014, na cidade de Barreirinhas (MA).

Entre os resultados alcançados nestes dez anos em que o Sebrae atua neste território estão a legalização de 80% dos negócios envolvidos no projeto, a ampliação para sete dias da taxa média de permanência dos turistas – mais que o dobro dos três dias registrados anteriormente- e a geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões, a partir do fluxo turístico via agências de viagem. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae Ceará
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.