Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


SEMED apresenta Plano Municipal de Educação a vereadores de Rosário


A secretaria municipal de educação apresentou, na manhã desta segunda-feira (22) o Plano Municipal de Educação – PME 2015, que deverá ser aprovado pelo parlamento rosariense até o dia 24 desse mês.

A apresentação do plano no parlamento aconteceu logo após a sessão solene de encerramento das atividades parlamentares no primeiro semestre. O presidente da Câmara, vereador Agenor Brandão (PV) e os vereadores Sandro Marinho (PSD), Preto do Raça (PP), Magno Nazar (PRP), Pedrosa Necó (PSB), Jorge do Bingo (PTdoB), Kiko (PP) e Ademar do Sindicato (PRP) permaneceram na câmara para assistir a apresentação do plano municipal de educação.

Alguns secretários municipais também acompanharam a apresentação do PME.

O PME passou por análise de profissionais da educação, onde colheu propostas da sociedade, vereadores, secretário e da prefeita. Segundo o secretário Joaquim Neto, o plano está em consonância com as diretrizes, metas e estratégias do plano nacional e estadual de educação, adequado para atuar durante os próximos 10 anos.

Ainda segundo Joaquim, os servidores passaram três dias ininterruptos de estudo, ouvindo as propostas para incluí-las ao projeto.

O PME será executado com participação direta de membros participantes da secretaria municipal de educação; comissão de educação da câmara municipal; conselho municipal de educação e fórum municipal de educação.

Ao todo, vinte metas foram incluídas no plano e cada meta possui suas estratégias distintas, de acordo com cada necessidade.

Uma das Estratégias

A estratégia é construir, no mínimo, cinco escolas, creches e pré-escolas, conforme os padrões estabelecidos pelo ministério da educação – MEC; Efetivar trabalhos de brinquedoteca, ludoteca, biblioteca e parques temáticos infantis; Adequar até no máximo o quinto anos de vigência do PME, as escolas de educação infantil; Incentivar as famílias a participar de todo processo educativo dos filhos; Efetivar a intersetorialidade e cumprir a resolução do conselho estadual de educação.

O objetivo do plano, segundo a Luzia Pereira, apresentadora da palestra na câmara, é garantir o acesso à educação como direito constitucional de todas as crianças, bem como jovens e adultos que estão longes ou que foram excluídos das escolas públicas.

Joaquim Neto elogiou a equipe que não mediu esforços para a construção do plano municipal de educação, bem como todos os vereadores por compartilhar a intenção de melhorar a educação pública na cidade de Rosário.

Antes de ser votado na câmara municipal pelos vereadores, haverá ainda outra plenária na secretaria de educação para ajustar alguns pontos no teor do projeto. A última plenária deve acontecer ainda na tarde desta segunda-feira (22).

Este plano não é para a administração de Irlahi, mas é um projeto de duração de 10 anos para o município, e, que, portanto, é para quem estiver a frente do município como prefeito daqui pra frente.” Completou Joaquim.


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.