Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Programa "Escola Digna": Governo define as primeiras 13 de 30 cidades que receberão os Núcleos de Educação Integral

 O Governo do Maranhão confirmou nesta quarta-feira (10) as 13 cidades que receberão os primeiros Núcleos de Educação Integral. O Ensino Médio Integrado em Tempo Integral é um dos eixos estruturantes do programa ‘Escola Digna’, maior programa de Educação Básica da história do Maranhão.


As cidades de São Luís, Caxias, São José de Ribamar, Bacabal, Chapadinha, Santa Inês, Presidente Dutra, São João dos Patos, Açailândia, Pinheiro, Barra do Corda, Imperatriz e Viana são as primeiras a sediar os Núcleos, instituídos pelo governador Flávio Dino ainda nos primeiros dias de administração.

Governador Flávio Dino e secretária Áurea Prazeres em lançamento do programa ‘Escola Digna’

No total, serão 30 cidades atendidas com Núcleo de Educação Integral para os alunos do Ensino Médio. “Esse é mais um passo para consolidar o projeto de Educação Pública de qualidade no Maranhão, recuperando anos de descaso. O Estado passa a ter uma política concreta de Educação Integral, pela primeira vez na sua história”, disse o governador Flávio Dino.
Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como um espaço aberto aos estudantes: um lugar para a prática de estudos, pesquisa, formação continuada, empreendedorismo, esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que integram as escolas dessas regiões, que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.
Com os Núcleos, os alunos poderão desenvolver outras atividades no contraturno: aprimorar talentos, desenvolver novas habilidades, praticar esportes e consolidar os conteúdos mediados pelos professores em sala de aula. “A proposta pedagógica e arquitetônica dos Núcleos se consolida no desenvolvimento integral dos estudantes. Será um espaço construído para todos os alunos e professores desfrutarem de momentos ricos de aprendizado e construção do saber”, afirmou Áurea Prazeres, secretária de Educação.
Estrutura
Os Núcleos terão 06 salas temáticas; 01 quadra; 01 auditório; 01 biblioteca; 04 laboratórios, sendo: 1 laboratório de Quimíca/Biologia/Física,  01 de Robótica, 01 de Informática e 01 de Matemática; 01 sala de Artes, 01 sala de Idiomas, 02 salas de descanso para os professores, 01 sala de descanso para os alunos; 01 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão.

Opinião do blogueiro - Em respeito aos leitores do blog Rosário Notícias e diferentemente do governo Irlahi que já saiu atacando o Governo Flávio Dino nesta questão, vale lembra que é cedo para dizer se Rosário foi excluída ou não do projeto, pois serão 30 cidades beneficiadas e só foram anunciadas as primeiras 13. No entanto, por ser uma cidade polo regional e por todo histórico após os impactos da abandonada obra da Refinaria Premium I, é justo cobrar uma núcleo de Educação Integral para beneficiar a cidade e região do Baixo Itapecuru.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.