Facebook

terça-feira, 9 de junho de 2015

Necó apresentou projeto que proíbe a instalação de um novo aterro sanitário em Rosário

Renato Waquim (Rosário Notícias)     junho 09, 2015  Sem Comentários



Rosário-MA: É do vereador Pedrosa Filho (PSB), mais conhecido como Necó, o Projeto de Lei N° 24/2015 que dispõe sobre a proibição de instalação de um novo aterro sanitário ou Central de Tratamento de Resíduos - CTR em Rosário, envolvendo os municípios integrantes da região metropolitana da grande São Luís, através de consorcio publico e toma outras providencias.

De acordo com Necó, o principio da precaução é a base das leis e das praticas relacionadas a prevenção do meio ambiente. "É preciso, antes de tudo, antecipar-se e prevenir a provável e ou efetiva ocorrência de uma atividade lesiva, pois há de se considerar que nem todos os danos ambientais podem ser reparados pela ação humana”, destacou. 

Com a proibição dos lixões, os municípios que não tenham aterro sanitário adequado à legislação, deverão buscar, obrigatoriamente, nova e adequada destinação para os referidos resíduos. Com isso haverá uma considerável diminuição na quantidade de rejeitos depositados em lixões a céu aberto. Assim, não restará outra alternativa aos municípios maranhenses, ou seja, se adequarem as legislações ambientais. 

Vale ressaltar - Rosário saiu na frente e foi um dos primeiros municípios maranhenses a ganhar um local adequado para destinação de resíduos sólidos, pertencente a iniciativa privada, através da Central de Gerenciamento Ambiental (CGA) Titara, entretanto, na época um grupo de politiqueiros tentou colocar a população contra a obra. Hoje o Aterro Sanitário de Rosário ou CTR Rosário beneficia a cidade tratando os seus resíduos, diminuindo os impactos ambientais e a saúde, gerando empregos e capital ao município, além de acabar com o antigo de lixão criado em 1997 e disponibilizando caminhões compactadores de coleta de lixo para a Prefeitura de Rosário. No entanto, a cidade continua recebendo resíduos sólidos de outros municípios como já acontecia na época do antigo lixão de Rosário, a diferença é que agora são tratados e armazenados corretamente, inclusive o lixo industrial. 

, ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo