Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo firma convênio com a UFMA para fortalecimento da política de energia renováveis

Foto1_KarlosGeromy-Governo-firma-convênio-com-a-UFMA-sobre-política-de-energia-renováveis
Governador Flávio Dino e o reitor da UFMA, Natalino Salgado, firmaram parceria promover o desenvolvimento sustentável. Foto: Karlos Geromy/Ascom
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do estado, o Governo do Maranhão assinou nesta segunda-feira (08) convênio com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O acordo de cooperação técnico-científica assegura o ‘Programa de Intercâmbio Científico e Tecnológico’ para pesquisa e desenvolvimento na política de energias renováveis do Estado.
O convênio é uma das ações de promoção do desenvolvimento sustentável do Maranhão. O programa beneficiará toda a população com atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação de recursos humanos, prestação de serviços tecnológicos e a utilização de instalações e equipamentos para suporte à política de energias renováveis, com ênfase na área eólica, solar e oceânica.
“Nós estamos atuando numa área estratégica para o Maranhão com o propósito de melhorar o desenvolvimento do estado e aprofundar a vertente da produção de energia, fundamental para a verticalização das cadeias produtivas”, afirmou o governador Flávio Dino durante a assinatura do convênio.
Foto2_KarlosGeromy-Governo-firma-convênio-com-a-UFMA-sobre-política-de-energia-renováveis.JPG
De acordo com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, aprimorar novas alternativas e fazer o uso racional e viável da energia é o objetivo do governo ao valorizar e investir, tanto na formação acadêmica, como em um setor estratégico que beneficiará toda a sociedade. “O que firmamos hoje nesta reunião irá estruturar as novas ações para que a Universidade, através do seu corpo acadêmico e estudos, proponha soluções para o estado”, completou Natalino Salgado.

A secretária de Minas e Energia, Crisálida Fonseca, explicou que o convênio é um instrumento de grande importância para viabilizar a criação de soluções em energias renováveis e desenvolver todo o embasamento técnico necessário para projetar o estado no novo cenário econômico e energético.
“Recebemos a missão de colocar o estado do Maranhão no mapa do uso de energias renováveis, tanto no país quanto no mundo. Temos um potencial imenso, mas que não estava sendo aproveitado de nenhuma maneira. Com a assinatura desse convênio, vamos mobilizar as equipes técnicas da Seme e da UFMA para a realização de pesquisa e desenvolvimento, capacitação de pessoal e para fazer intercâmbio de tecnologias”, explicou a secretária.
No ato da assinatura do convênio estavam presentes o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, a secretária estadual de Minas e Energia, Crisálida Rodrigues, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Natalino Salgado, os deputados federais Rubens Pereira Jr. e José Reinaldo Tavares, bem como membros da comunidade acadêmica da UFMA.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.