Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


A pedido de Eliziane Gama, a CPI do Sistema Carcerário Brasileiro vem ao Maranhão na próxima semana

A CPI do Sistema Carcerário Brasileiro da Câmara dos Deputados agendou para a próxima semana a visita in loco ao sistema prisional maranhense. Os parlamentares que integram a comissão estarão no Estado do Maranhão nos dias 25 e 26 de junho para a realização de audiência pública e visitas ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
penitenciaria_de_pedrinhas_presos_que_destru_305061Complexo Penitenciário de Pedrinhas
O pedido de diligência no sistema prisional maranhense é de autoria da deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), que acredita que devido ao histórico de problemas carcerários no Maranhão, o estado é um reflexo do que acontece no restante do país.
“É uma agenda importante, pois o Maranhão faz parte da rota nacional de situação de vulnerabilidade no sistema prisional. […] Nós realizaremos oitivas e visitas no estado. Esta será uma contribuição importante da CPI para o país, pois a partir da realidade do Maranhão e dos dados que iremos colher, poderemos trabalhar para promover mudanças no sistema nacional brasileiro”, destacou Eliziane Gama (PPS-MA) que é membro da CPI.
De acordo com o presidente da CPI, Alberto Fraga os deputados também pretendem ouvir depoimentos de agentes penitenciários, parentes de detentos. Além disto, as entidades que acompanham a situação do sistema prisional do Maranhão também deverão ser ouvidas.
Conhecido como um dos estados com um dos piores sistemas penitenciários do país, o Maranhão nos últimos anos tem sofrido com superlotação, mortes, rebeliões, fugas e precariedade na estrutura das unidades.
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Maranhão, Eliziane Gama realizou diversas visitas às unidades, principalmente ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.