Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Saúde péssima: Mães rosarienses continuam sem poderem ter seus filhos em Rosário



Rosário-MA: Todas as semanas desde 01 de janeiro de 2013, as mães rosarienses procuram as casas de saúde da região para terem seus bebês, geralmente nas cidades de Morros, Santa Rita e São Luís. Nesse contexto, em uma rede social, o empresário Henrique Garros (Eletroágua Construções) publicou a mais um descaso entre os vários que já aconteceram e que pelo visto ainda vão continuar acontecendo, trata-se do nascimento de mais uma criança fora de Rosário.


De acordo com Garros, por volta das 3h00min, na madrugada, de domingo (17), teria recebido uma ligação do seu funcionário Wellington pedindo para levar sua esposa Flávia ao hospital, pois estava prestes a ter a bebê ludovicense que recebeu o nome de Maria Clara. "Fui na clínica (Clínica Nossa Senhora do Rosário), tinha médicos, mas lá não faz parto, fui no SESP, também tinha médico, mas lá também não faz parto. Então com um pouco de esforço conseguiram uma ambulância para leva-la a São Luís. A pergunta: A outra filha desta jovem tem 5 anos e nasceu no SESP Rosário e como é que hoje não fazem mais partos em Rosário?", reclamou.



Uma pouca vergonha - Se tem uma coisa que a gestão da prefeita Irlahi Linhares Moraes (PMDB) conseguiu piorar foi a saúde pública municipal da cidade de Rosário. Uma das primeiras medidas ao tomar posse em 2013 foi fechar a Unidade Mista Municipal de Saúde (antigo SESP). Desde então não são realizadas cirurgias e partos naquela casa de saúde que está praticamente fechada em seu maior abandono na História de Rosário. Muitas melhorias anunciadas, por exemplo, a reabertura do do serviço de radiografia (raio-x) e do laboratório de análises clínicas, não passavam de propaganda levianas.

A prefeita Irlahi é a proprietária da Clínica Nossa Senhora do Rosário que passou por uma grande obra em 2013, mesmo assim a saúde não vive dias melhores em Rosário. No entanto, uma matéria da Prefeitura de Rosário (ver cópia) foi republicada no jornal sarneysta O Estado do Maranhão, com o titulo mentiroso de: "Rosário: a saúde vai bem, obrigado". 

Só quem já precisou da saúde publica de Rosário sabe o quanto está ruim.



Em uma nota ao blog do Luís Cardoso (clique aqui), o gestor regional de saúde, Willame Anceles denunciou o caos da saúde municipal rosariense. "De fato, a situação da saúde em Rosário é uma das mais críticas do Maranhão, para se ter uma ideia, a Unidade Mista Municipal de Saúde (conhecido como SESP) está praticamente fechada a partir de 2013 e, desde então, ninguém mais nasce em Rosário, o centro cirúrgico está fechado, faltam médicos e outros profissionais, não se bate mais radiografia, faltam materiais para analises clinicas e até para curativos. Jamais ficarei omisso diante de um caos como este que relatei", disse.


Share on Google Plus

About RN

8 comentários:

  1. Rosário tem jeito só falta prefeito, porque é um pior que outro, essa última superou em ruindade.

    ResponderExcluir
  2. Prefeita escrota, saúde escrota, auxiliares escrotos, marido escroto.

    ResponderExcluir
  3. Só muito óleo de peroba nessa prefeita, na secretária Mauricelia e nos assessores de comunicação que escreveram isso pra uma matéria paga no jornal O Estado do Maranhão que costuma cobrar mais de 5 mil reais pra esse tipo de materia.

    ResponderExcluir
  4. Mas pra fazer portal na cidade tem dinheiro é muita falta de vergonha

    ResponderExcluir
  5. Pior que agora ela inventou um portal que na cabeça dela é mais importante que hospital porque portal todo mundo passa e ver e o gasto é só de pintar e e concertar iluminação já o hospital tem todo uma estrutura de pessoa e equipamentos e medicamentos.

    ResponderExcluir
  6. Irlahi não teve culpa dessa matéria publicada em O Estado do Maranhão.

    ResponderExcluir
  7. Irlahi não teve culpa dessa matéria publicada em O Estado do Maranhão. Foi um erro de assessores que moram em São Luís e não conhecem a realidade rosariense, infelizmente ela contratou uma galerinha aí que não tem compromisso, mas depois dessa já fiquei sabendo que ela vai mudar a equipe de comunicação.

    ResponderExcluir
  8. Tem culpa sim porque o jornal não iria publicar a matéria de graça e com certeza pagou depois de ler o que foi escrito por seus assessores.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.