Facebook

Gadgets

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Passando dos limites

Renato Waquim (Rosário Notícias)     maio 25, 2015  Sem Comentários

Este blog foi um dos maiores críticos do sistema de segurança no governo passado. Comandando pelo letárgico, ineficiente e inoperante Aluísio Mendes, o Maranhão viveu dias de terror. Hoje exercendo mandato de deputado federal, Mendes achava até o ano passado que tudo não passava de implicância da oposição. Acuado por tantas mortes, assaltos, decapitações em Pedrinhas, ele chegou a afirmar, em uma infeliz declaração, que a sensação de insegurança era artificial, criada pela mídia oposicionista à época.
Assim como este espaço se posicionou no governo passado, mantendo a postura de coerência, lealdade com os leitores e prezando pelo princípio da verdade e retidão, hoje alertamos para os graves problemas ainda existentes no setor segurança.
Primeiro, vale dizer, é notável o esforço incansável do governador Flávio Dino para enfrentar o crime, seu compromisso destacado com a ordem e a tarefa de garantir tranquilidade e paz à população. Por outro lado, só a vontade do governador não basta, é indispensável que haja competência, ousadia e vontade de trabalhar da equipe de gestores que gere o sistema de segurança no estado.
Em cinco meses de gestão é cedo para que o governo resolva a problemática da violência que assola as famílias maranhenses. Todavia, não se pode deixar que as facções criminosas voltem a ganhar espaço como ocorreu no governo Roseana Sarney. O afrouxamento no enfrentamento à marginalidade atrelado a total falta de comando fizeram com que, na gestão anterior, o estado perdesse o controle da situação. O resultado foi a barbárie, o pânico.
Trazendo para o presente, é palpável (e não artificial) a ação da bandidagem nos últimos dias. A execução de militares, a pistolagem na ativa, assalto a bancos, roubos a ônibus e mortes provocadas pela ação de marginais não se trata de simples peça de ficção. É real, é vivido no dia a dia. Hoje ninguém tem paz para ir a uma lanchonete ou simplesmente se divertir no final de semana. Vivemos em estado de terror, preocupação, de angústia permanente temendo que algo possa acontecer a qualquer momento, sem que nada façamos para nos proteger.
A vida de um trabalhador, de um cidadão de bem e pai de família inocente não é artificial. Sangue derramado, armas, balas disparadas, sofrimento de famílias são de verdade assim como a morte, que não tem volta.
Nota-se, em especial neste mês, um certo avanço da criminalidade em São Luís e no estado. Os incidentes graves dos últimos dias não devem ser encarados como fatos normais do cotidiano ou situações meramente atípicas. A Secretaria de Segurança precisa empregar respostas enérgicas, céleres e eficientes para barrar a ação das organizações criminosas.
O abrandamento, o corpo mole, a inércia, inabilidade de quem comanda o sistema de segurança é visto pela bandidagem como sinal verde para avançar. E essa turma do crime a cada dia ganha mais terreno, vale advertir.
O governador Flávio Dino tem mostrado total empenho no sentido de garantir a preservação da integridade da população. Com disposição, trabalha até altas horas da noite, monitora as operações desempenhadas pelas forças de segurança e determina medidas que devem ser tomadas. Existe um planejamento, não se sabe se cumprido a rigor.
A segurança é um dos setores que tem demandado mais atenção do governador. Só que seus auxiliares precisam atuar no mesmo compasso de eficiência e corresponder à altura do compromisso que o governador tem com o povo. Vontade tem de sobra em Dino, mas falta a alguns de seus auxiliares. Inadmissível, por exemplo, que secretários não saibam sequer o que se passa nas suas pastas. É hora de montar uma força-tarefa contra o crime com o envolvimento de todos os setores da sociedade. Ou as coisas tendem a piorar ainda mais.
O governo não pode perder a rédea.

Fonte: Blog do John Cutrim.

, , , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo