Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Novas regras para o Enem passam a valer este ano

Sandra Viana
estudantes enem
Preparação, disciplina e muito estudo para interessados em ingressa no ensino superior. Estão abertas as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano traz duas mudanças. Houve aumento da taxa de inscrição e os isentos que faltarem às provas terão que pagar uma taxa. O processo inscreve até dia 5 de junho e as provas serão realizadas em outubro. O exame é composto por duas provas em que os estudantes respondem a 180 questões de múltipla escolha sobre ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
O professor de cursinho preparatório, Antônio Marinho, diz que dividir o tempo entre estudo, afazeres e o lazer faz toda a diferença para se sair bem na prova. “O aluno preciso organizar o tempo e ter também espaço para o divertimento. Mas, é preciso seguir esse planejamento. Não adianta organizar tudo e descumprir o que se planejou”, diz ele. Estudar o que se tem mais dificuldade é outra dica do professor. “O estudante deve respeitar o grau de dificuldade das disciplinas e ter em mente onde ele é mais fraco. As que são mais fáceis para ele, podem ser estudadas em um tempo menor. Assim, o aluno não ficará preso em uma única matéria”, ressalta. Antônio Marinho diz ainda que o estudante precisa ler, ler bastante. “Ler de tudo. Com a leitura ele treinará a escrita, a pontuação, a coordenação de idéias e a coerência ao escrever. Ler é indispensável para quem quer fazer uma boa prova”, afirma.

Qualquer pessoa pode participar do Enem. Não precisam pagar a taxa estudantes que estão concluindo ou concluíram o ensino médio em escola pública. Quem se declarar e comprovar carência socioeconômica também ficará isento. Porém, caso não compareça para fazer a prova precisará justificar ou terá que desembolsar o valor. A regra foi determinada pelo Ministério da Educação (MEC), devido o grande número de faltosos que pediam isenção e não compareciam. Segundo o MEC, essas faltas representavam gastos com impressão de provas e logística. Estudantes que possuem bolsa integral em cursos de graduação também podem pedir isenção do pagamento da taxa do Enem. Mudou ainda para candidatos menores de 18 anos que não terminam o ensino médio este ano. Para eles, a prova não poderá mais ser usada para tentar vaga em universidade, só para treinamento.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ainda está em fase de conclusão do edital de vagas para o Enem, segundo informou a assessoria de comunicação à reportagem. De acordo com a assessoria, não há como precisar ainda a data de divulgação. Ano passado a instituição ofereceu mais de seis mil vagas. Somaram 305 mil os candidatos maranhenses que se submeteram ao processo ano passado. O número representou aumento de 30,44%, em relação ao ano passado. Pelo Enem inscritos concorrem a vagas em universidades públicas e privadas.
Como participar
A inscrição é feita pelo site oficial do processo no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O valor aumentou e é cobrada taxa de R$ 63, o que deixou interessados preocupados. Até ano passado, o certame custava R$ 35. A taxa pode ser paga até dia 10 de junho, em qualquer agência do Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU Simples. Passando desta data o valor não é aceito e a inscrição não é confirmada. É necessário informar CPF, data de nascimento, dados pessoais, informações educacionais e socioeconômicas.
Em seguida, fazer a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), escolher o local de prova, informar se necessita de atendimento especial e se irá utilizar a nota para obter certificação de conclusão de ensino médio. Concluindo esse processo, anotar o número da inscrição e a senha, assim, o aluno poderá fazer o acompanhamento da inscrição, fazer consulta e imprimir o cartão de confirmação da inscrição. Poderá ainda ver as notas e utilizar para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior, de bolsa de estudos e de financiamento estudantil – SISu, Prouni e Fies. A confirmação da inscrição é enviada no email indicado pelo aluno. Caso não seja enviado, o inscrito deve consultar pelo http://enem.inep.gov.br/.
Tranquilidade e disciplina
Foto: Divulgação.
 Divulgação
Eurisbeth Araújo Lima Silva, 22 anos, é funcionária pública e estudante de Direito
“É só não ficar agoniado e estudar. Se preparar uns meses antes e manter um ritmo de estudo até a aprovação”. A dica é de quem conhece bem as fases do processo e tem experiência quando o assunto é aprovação. A jovem Eurisbeth Araújo Lima Silva, 22 anos, é funcionária pública e estudante de Direito. Por quatro anos consecutivos ela se submeteu à prova do Enem e conseguiu atingir nota classificatória em todas as tentativas. O objetivo era conseguir pontuação suficiente para cursar Direito e a jovem alcançou a meta. Com a nota do processo ela pode cursar a graduação tão desejada e ao tentar o Prouni conseguiu bolsa integral.
“O Enem me deu a chance de chegar à universidade e fazer um curso que sempre quis, desde quando era criança. Meu desejo é ser juíza”, ressalta a jovem. Eurisbeth aponta como vantagens do Enem o fato de em uma única prova dá a possibilidade para vários campos de atuação e por ter custo menor que o vestibular tradicional. Pelo processo ela conseguiu obter notas para cursar também Pedagogia, Serviço Social, Nutrição e Fisioterapia. “O Enem é uma das melhores oportunidades de acesso ao ensino superior quando não se tem um grande poder aquisitivo”, disse ela. Eurisbeth tirou nota máxima na redação do Enem ano passado; também foi aprovada no seletivo da Defensoria Pública do Maranhão. A jovem estuda pelo menos oito horas por dia, todos os dias, e na turma que frequenta, por seis vezes consecutivas ganhou o título de Melhor Aluna.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.