Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Detran oferece 2 mil vagas para aquisição gratuíta de CNH

O Imparcial
Jovens com idade entre 18 e 21 anos e que fizeram as três séries do Ensino Médio em escolas da rede pública podem se inscrever no Programa CNH Jovem a partir de 1º de julho. É que o que informa o calendário do programa (veja quadro) divulgado na última sexta-feira (8) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O ‘CNH Jovem’ oferece duas mil vagas para que egressos do ensino público possam tirar a carteira de motorista gratuitamente. O programa do governo Flávio Dino tanto cria oportunidades para que jovens, de posse da CNH, ingressem no mercado de trabalho, quanto estimula a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova.
O programa tem ainda importância para o trânsito e a formação de bons condutores, como lembrou o governador Flávio Dino. “O ‘CNH Jovem’ abre caminho para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho, mas significa também uma ação preventiva em relação à violência no trânsito”, afirmou.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, por meio da Portaria 503/2015, lançou os critérios, procedimentos e o calendário geral do programa.As inscrições serão realizadas exclusivamente na modalidade online, por meio do preenchimento de formulário eletrônico próprio, que estará disponível no site do Detran(www.detran.ma.gov.br/cnhjovem), das 8h do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 31de julho.
Programa vai destinar 50% das vagas aos inscritos com melhores pontuações no Enem realizado no ano anterior. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio.Conforme o calendário, a lista dos estudantes selecionados por sorteio será divulgada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – data em que o Governo do Maranhão receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.
Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a30 de setembro para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito(Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir que, pelo programa pode ser A, B ou AB.
Para o diretor geral do Detran, Antônio Nunes, a regulamentação do programa buscou simplificar todos os procedimentos. “As inscrições serão online, assim como a adesão dos Centros de Formação de Condutores, os quais contribuíram na regulamentação do programa por meio de audiência pública”, lembrou Nunes.
A matrícula gratuita no curso de formação teórico e prático ficará a cargo de cada beneficiário do Programa, que poderá escolher, livremente, dentre os Cursos de Formação de Condutor credenciados no Detran.
Período de Inscrição disponível em www.detran.ma.gov.br/cnhjovem
 

 

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.