Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Edson Araújo elogia trabalho da Secretaria da Pesca e 100 dias de governo

Waldemar Ter /Agência Assembleia



Em pronunciamento no grande expediente, o deputado Edson Araújo (PSL) elogiou, na sessão dessa quarta-feira (15), a manutenção da Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e as realizações dos primeiros 100 dias do Governo Flávio Dino. O parlamentar classificou a decisão do governador de sábia e disse que como engenheiro de pesca em 40 anos de atuação sempre foi no sentido de fortalecer essas áreas.

Edson Araújo destacou também a decisão do governador de nomear um profissional, o engenheiro de pesca José Ribamar Sobrinho, para conduzir a secretaria.

“Esta acertada decisão já começa  mostrar resultados,  mesmo quando  o governo completa  tão somente  100 dias de gestão.  Isto se demonstra pelos caminhos que estão sendo trilhados  pela Sepaq, para  promover uma extraordinária  mudança de ramos nas políticas  sob  sua condição, caminhos  estes que com certeza  alcançarão nosso Maranhão. A  condição de vanguarda  na produção pesqueira e aquícola desse nosso  imenso Brasil”, afirmou.

O deputado citou declarações do governador relacionadas ao tema para mostrar que o Estado começa a colher frutos nas áreas. “Vamos implantar uma política industrial ousada, qualificando os trabalhadores maranhenses, seja para exportações, seja para o crescimento do mercado interno do Norte, Nordeste e Centro Oeste, tendo em vista que o Maranhão tem uma localização geográfica e que é um importante diferencial competitivo, que será adequadamente explorado; e vamos cuidar de todas as unidades de conservação criadas no território maranhense para que elas cumpram funções econômicas e ecológicas, o objetivo de preservação do meio ambiente não pode ser incompatível com investimentos e a geração de  emprego”.

De acordo com o parlamentar, foi orientado por essas e outras diretrizes de governo que o secretário Ribamar Sobrinho e sua equipe deram início ao amplo processo de construção das estratégias que conduzirão elaboração do Plano Estratégico e Institucional para o Futuro da Pesca e Aquicultura do estado, do seu Plano Plurianual 2016/2019 e do Orçamento para 2016; e citou várias outras ações desenvolvidas pelo órgão, como a elaboração do modelo conceitual e operacional no futuro Centro de Apoio ao Pescador Artesanal do Estado do Maranhão, iniciativa proposta pelo deputado e acatada pelo governador Flávio Dino de apoio ao desenvolvimento da pesca artesanal em 13 municípios da Baixada Ocidental.

MAIS AÇÕES

O parlamentar disse, ainda, que a Secretaria atuou na articulação institucional para criação e implementação do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos, sob a Coordenação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), e apoio  técnico para Instituições de Pesquisa, fundamental para garantir a  sustentabilidade  futura da produção e comercialização da pesca e aquicultura maranhense.

O deputado relatou também diversas ações que estão sendo adotadas em vários municípios. “Manifesto a minha total e absoluta solidariedade e apoio à gestão que tão dignamente conduzem e que me renova a confiança em um futuro profícuo para este setor, historicamente relegado a último plano pelos governos anteriores”, garantiu.


Fonte: AL-MA.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.