Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Comitês municipais vão monitorar as ações do programa “MAIS IDH”

Um diferencial do programa “Mais IDH” em relação a outras medidas similares que já foram implantadas para combater a pobreza no Maranhão é a possibilidade de monitoramento das ações desenvolvidas pelo programa através dos Comitês Municipais. Instalados  nas cidades abrangidas pelo programa estes comitês  são instâncias de participação e controle social e têm a finalidade de monitorar as atividades do Plano de Ações ‘Mais IDH’, discutir e propor políticas públicas para os municípios.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), instalou mais dez Comitês Municipais do Plano de Ações ‘Mais IDH’. A atividade foi realizada nos dias 30 e 31 de março e contou com o trabalho de cinco equipes que, simultaneamente, promoveram os encontros nos municípios. Entre a primeira e a segunda etapa da ação já foram criados 14 Comitês Municipais.
Nesta segunda etapa de criação dos comitês foram visitados os municípios de Centro Novo do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Satubinha, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Brejo de Areia, Cajari e Governador Newton Bello.
Durante a primeira etapa foram instalados comitês nos municípios de Arame, Santa Filomena, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra. A criação dos comitês tem sido realizada em Plenárias com a participação de membros do poder público municipal (Prefeituras e Câmaras de Vereadores), Organizações e representantes da Sociedade Civil local.
Mais 15 municípios serão visitados entre os dias 07 e 10 de abril para a criação dos Comitês Municipais ‘Mais IDH’: Araioses, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Milagres do Maranhão, Santo Amaro, Belágua, Afonso Cunha, Primeira Cruz, Aldeias Altas, São João do Sóter, São Francisco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão.
O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação, Francisco Gonçalves, destacou que o trabalho de instalação dos comitês é resultado de uma orientação do governador Flávio Dino. “Os Comitês Municipais têm um papel fundamental no Plano de Ações ‘Mais IDH’, tendo em vista que foram criados com o objetivo de garantir espaço de voz a representantes da sociedade civil nos municípios”, afirmou.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.