Facebook

terça-feira, 24 de março de 2015

Vereador quer esclarecimentos sobre produção e procedimentos da Saúde em Rosário

Renato Viana Waquim     março 24, 2015  Sem Comentários

O vereador Carlos do Remédio (SD) vice-líder do governo Irlahi Linhares (PMDB) na câmara, solicitou através de requerimento aprovado por unanimidade na sessão de ontem (23), relatório oficial de produção e procedimentos da Secretária de Saúde de Rosário, que o vereador Pedrosa Necó (PSB), líder do governo, apresentou na sessão do último dia 16 na tribuna da casa.

Os requerimentos do vereador foram especificamente voltados para o programa saúde bucal, mas os debates dos parlamentares nos dias 16 e 23 deste mês na tribuna da poder legislativo foram em relação, a pelo menos, três tipos de procedimentos.

A apresentação do relatório gerou uma certa dúvida entre os vereadores quanto aos envios de informações que a secretaria estaria enviando ao sistema do Ministério da Saúde, o DATASUS. 

As maiores suspeitas dos parlamentares estão na informação de que o município teria realizado procedimentos nas áreas de cirurgias, internações e a formação de nove equipes de saúde bucal e o quantitativo de quase 4 mil atendimentos na área bucal. Segundo o vereador Carlos do Remédio, apenas um consultório odontológico está funcionando em todo o município.

Quanto aos procedimentos cirúrgicos que, segundo a secretaria foram 9.090, o SESP, o único hospital público da cidade, está com o centro cirúrgico fechado desde o mês de janeiro de 2013, data em que Irlahi assumiu a prefeitura de Rosário. Uma comissão de vereadores já fizeram várias inspeções no hospital e constataram ‘in loco‘ a situação. Uma inspeção foi realizada ainda sob a presidência do vereador Léo Cavalcante (PTB) em 2013, e a outra já na presidência do vereador Agenor Brandão (PV) no início deste ano.

O requerimento pede à secretaria de saúde que envie informações oficiais do quantitativo de quantas equipes cadastradas do programa saúde Bucal estão em funcionamento em Rosário e os locais onde as referidas equipes e gabinetes odontológicos estão atendendo, além do número de funcionários das equipes, bem como seus nomes e dias de trabalho.

Outro requerimento, desta vez ao conselho municipal de saúde, também foi aprovado na mesma sessão e de autoria do mesmo parlamentar, que solicita as mesmas informações à presidente do conselho municipal de saúde, Kátia Oliveira.


Os vereadores pretendem saber se as informações contidas no relatório da secretaria lido por Necó estão de acordo com a situação atual da saúde pública do município. A ideia principal, segundo eles, é descobrir se está havendo uma espécie de adulteração de procedimentos para beneficiar o município com mais verbas da saúde.


Fonte: Bacabeira em Foco.

, ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo