Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Vereador propõe acabar com foco da dengue em Rosário




O vereador Pedrosa Necó (PSB), líder do governo Irlahi na câmara, apresentou projeto de lei na sessão da última segunda-feira (16) autorizando a prefeitura criar Programa de prevenção, combate e erradicação da dengue no município de Rosário. O projeto estabelece normas para conscientizar e disciplinar a população, envolvendo pessoas físicas e jurídicas, inclusive, acerca da importância da participação na prevenção, e no combate e na erradicação do mosquito causador da dengue.

A matéria prever que a prefeitura efetive campanhas e similares visando o bem-estar da população, podendo desempenhar ações de polícia administrativa no intuito de eliminar os criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

O mosquito transmissor da dengue é o díptero do gênero Aedes e suas espécies transmissoras do vírus causador da doença.

Nossa Propositura tem como escopo prevenir e evitar epidemias desta doença. Diversas são as manchetes, por todo o país, dando notícia da escalada da dengue entre a população brasileira. É importante prever uma série de ações, desde educativas até repressivas, garantindo ao poder executivo de Rosário, instrumentos legais e administrativos para que a municipalidade tenha este problema controlado.” Disse Necó na defesa da matéria.

A expansão e proliferação da dengue deve a vários fatores e dentre eles, questões relacionadas a saneamento básico, alterações causadas pelo homem em relação à mudança de paisagens e aos danos causados à flora e à fauna, bem como devido à dinâmica das cidades, a dificuldade de acesso e ao acúmulo de resíduos sólidos descartáveis dispersos a céu aberto. “Devido ao impactante fato de o mosquito se proliferar com grande facilidade e indiscriminadamente em locais de água parada é que se torna indispensável a criação do programa, que tem como parâmetro propor prevenção, combate e erradicação do mosquito causador da dengue no Município.” Completou.

Há suspeitas de diversos casos de dengue Chicungunha em Rosário, e isso necessita de uma atenção especial e um alerta contra a doença. A dengue, cuja forma hemorrágica é potencialmente letal, é uma das fases da doença a ser combatida. Há, inclusive, uma determinação das autoridades sanitárias em todo o Brasil no sentido de articular ações capazes de conjurar esta situação, mediante a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O projeto foi aprovado como objeto de deliberação e está nas comissões para receber parecer.

Fonte: Bacabeira em Foco.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.