Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Roberto Rocha representa Senado em missão na Antártica


O senador Roberto Rocha viajou no último sábado, 14, para missão na Antártica com o objetivo de conhecer as instalações da estação Comandante Ferraz, que realiza trabalhos de pesquisa e observação científica. A visita do parlamentar maranhense foi um convite da Marinha do Brasil, com quem o senador tem estreitado os laços no intuito de instalar projetos em parceria no Maranhão.
A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base brasileira localizada na Baía de Almirantado, na Antártica, que começou a operar em 1984. Para o senador, as atividades desenvolvidas no continente antártico são de grande importância para o estudo dos impactos ambientais globais na Antártica e suas consequências para as Américas, inclusive a Amazônia. 
Roberto Rocha destacou o trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil e os pesquisadores brasileiros, e enfatiza o desejo de estender o desenvolvimento na área para o Maranhão. “Meu maior interesse é estreitar as relações com a Marinha do Brasil com o objetivo de implantar em São Luís uma Base Naval, a 4˚ Esquadra da Marinha”, enfatizou o senador.
De acordo com Roberto Rocha, o projeto de instalar uma esquadra da Marinha do Brasil na cidade de São Luís terá um grande impacto para a capital do Estado, com previsão de criação de cerca de 10 mil empregos. 
Estação Antártica Comandante Ferraz
A estação brasileira na Antártica leva o nome em homenagem ao maranhense Luís Antônio de Carvalho Ferraz, que foi militar, engenheiro, hidrógrafo, oceanógrafo e pioneiro brasileiro na exploração do continente. Natural de São Luís, o capitão-de-fragata da Marinha do Brasil teve um papel fundamental no desenvolvimento do projeto brasileiro antártico.
De acordo com o senador Roberto Rocha, as pesquisas desenvolvidas na estação são estratégicas, pois de lá são detectados aumentos da temperatura global, efeito estufa, aumento da camada de ozônio, dentre outros impactos das mudanças ambientais. Além do parlamentar maranhense, outros senadores, deputados, representantes da Casa Civil e pesquisadores fazem parte da comitiva que passará cinco dias na missão.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.