Facebook

terça-feira, 10 de março de 2015

Governo lança programas de educação financeira para estudantes

Renato Viana Waquim     março 10, 2015  Sem Comentários

Educar crianças e adolescentes para o consumo responsável e consciente é a proposta do projeto Procon Mirim, lançado pelo Governo do Estado na tarde desta terça-feira (10), no Teatro Arthur Azevedo. O evento, que contou com a participação da secretária nacional do Procon, Juliana Pereira da Silva, integra a programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento.

Para uma plateia que reuniu além de autoridades, centenas de alunos da rede pública, municipal e estadual, de ensino, Juliana Pereira elogiou a iniciativa do governador Flávio Dino em inserir a educação para o consumo nas escolas e preparar o estudante para aplicar de forma adequada as finanças.

“A criança é o consumidor de daqui a pouco, então, é importante levar, desde cedo, conceitos sobre uso consciente do crédito, de como organizar as suas finanças, de como escolher bem produtos e serviços. Estão investindo no futuro”, defendeu a secretária nacional do Procon.

Falando sobre as inovações do governador Flávio Dino para ampliar o processo de aprendizado dos alunos da rede pública estadual, a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, explicou a importância da educação financeira.

“É uma temática importante para educação, tanto para as crianças, quanto para os adolescentes. É preciso tratar que os alunos aprendam e compreendam que a educação para consumo é fundamental na sociedade contemporânea”, frisou a secretária.

O diretor do Procon do Maranhão, Duarte Junior, afirmou que o Governo do Estado tem articulado, através do Procon e das Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a implementação da educação para o consumo nas grades curriculares das escolas do estado.

“Esse projeto demonstra a sensibilidade do Governo do Maranhão e do governador Flávio Dino, com a causa. Acreditamos que para modificar a realidade da sociedade em que vivemos devemos começar pelas crianças, através da educação”, explicou Duarte Junior.

Ao fim do evento, as crianças e adolescentes que lotavam a plateia do teatro puderam assistir à peça “O Drama da Família Gastão”, que reforçou as orientações sobre o consumo consciente Prevenção e Combate ao Superendividamento

Durante a abertura da programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, além do lançamento do projeto Procon Mirim, houve a assinatura de termos de cooperação técnica, envolvendo o Procon-MA, Sedihpop, Seduc, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação de Educação Financeira (AEF).

A semana especial ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Consumo, celebrado em 15 de março e segue a diretriz do governador Flávio Dino para levar os serviços de proteção ao consumidor de todas as regiões do estado e tem como foco a educação para o consumo. A programação do evento contemplará os municípios onde foi iniciada a ampliação da Rede Estadual em Defesa do Consumidor.

Na capital terão atividades na terça (10), quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), no São Luís Shopping. O objetivo é colaborar com o cenário nacional de alinhamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor no combate e tratamento ao superendividamento.

Durante o evento, será possível participar de palestras informativas com temáticas como “Direitos e deveres básicos do consumidor”, “Orçamento doméstico: um hábito saudável”, “Crédito imobiliário: solução ou problema”, “Como o Banco pode me ajudar” e “Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento”. Além da participação nas palestras ofertadas, os consumidores também terão acesso às renegociações de dívidas.

Programação Completa

DIA 11

10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30min – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento
15h – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Direitos e deveres básicos do consumidor
19h – Crédito imobiliário: solução ou problema

DIA 12


10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30 – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento

15h – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Crédito imobiliário: solução ou problema

19h – Como o Banco pode me ajudar?

DIA 13

10h às 22h – Renegociações de dívidas
11h30min – Psicologia Econômica: das causas às consequências do superendividamento
12h30min – Lançamento do Ranking
14h – Crédito imobiliário: solução ou problema
15h30min – Orçamento Doméstico: um hábito sustentável
17h – Como o Banco pode me ajudar?
18h30min – Direitos e deveres básicos do consumidor

, , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo