Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


No site da Petrobras a Refinaria Premium I "está sendo construída"


Obs.: Toda a infraestrutura que aparece na foto já não existe mais


Em 2010, ano eleitoral, o então presidente Lula (PT) e a ministra da Casa Civil Dilma Roussef (PT) visitaram o Maranhão para anunciar a construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira e Rosário.

Na comitiva estavam ainda o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney, todos do PMDB.

À época, Roseana disputava a reeleição e o anúncio da obra reativou as antigas promessas de gerar “milhares de empregos” aos maranhenses. A promessa da refinaria foi o principal mote da vitória da oligarquia, garantindo o quarto mandato de governadora a Roseana Sarney, mas a obra não passou da terraplenagem, que custou aproximadamente 2 bilhões de reais. 

Quatro anos depois, na eleição de 2014, o candidato a governador pela oligarquia foi Edinho Lobão (PMDB), filho do ministro Edison Lobão (PMDB), mas a refinaria não entrou na propaganda eleitoral. Temendo as denúncias da CPI da Petrobras, o ministro, o filho candidato, a governadora e o pai dela sequer tocaram no assunto, exceto em um comício em Bacabeira e uma reunião fechada com lideranças em Rosário, ambas apenas com a presença do ministro. 


Dilma foi reeleita, Sarney foi derrotado no Maranhão, mas no site da Petrobras a refinaria Premium “está sendo construída”, embora não haja nenhum operário e nem máquinas no canteiro de obras que segue parado.



Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.