Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo entrega obra do Espigão Costeiro e da Península da Ponta d’Areia

A governadora Roseana Sarney entrega, na tarde desta sexta-feira (7), às 17h, as obras de ampliação e urbanização do Espigão Costeiro e a urbanização da Península da Ponta d’Areia, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Foto 1 - Governadora entrega urbanização na Ponta DAreia
A urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, que será entregue nesta sexta (7), já virou um novo cartão-postal de São Luís
A inauguração do espaço, que mesmo em obras já havia se transformado em cartão-postal de São Luís, vai contar com as apresentações da Banda do Bom Menino, da Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa e do musical Natalina da Paixão, uma parceria com a Secretaria de Cultura (Secma).
O secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ressaltou a importância da obra tanto na questão funcional como paisagística. “O Espigão foi construído para conter a erosão na faixa litorânea de São Luís e desassorear o canal, ação que já é percebida hoje, e com a urbanização virou um novo ponto turístico antes mesmo de ter a obra concluída”, avaliou.
O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia tem 572 metros de extensão e o trecho urbanizado totaliza, aproximadamente, dois quilômetros. A urbanização incluiu a construção de bancos, proteção das laterais, calçadão, passeio e ciclovia, quiosques para comercialização de água de coco, e o mirante, na parte mais extrema do Espigão, além da revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi, composto por prédios para administração, lanchonete e área de exposição, entre outros detalhes.
Cultura
Durante a inauguração, a área da Península da Ponta d’Areia contará com apresentações da Banda do Bom Menino, da Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa e do musical Natalina da Paixão, da Companhia Barrica, que serão atrações em três pontos distintos da orla. Além disso, na área do Memorial Bandeira Tribuzi, a Secretaria de Cultura preparou uma exposição artística.
Foto 2 - Governadora entrega urbanização na Ponta DAreia
“Esse espaço se revela como uma área de lazer importante para a população de São Luís. E a programação da inauguração vai levar música e  entretenimento para as pessoas que vêm aproveitar o pôr do sol nesse espetáculo maravilhoso”, afirmou a secretária Olga Simão.
Espigão
O Espigão (ou quebra-mar, como é mais conhecido) foi construído para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d’Areia e desassorear o canal, resultado que já vem sendo alcançado.
De acordo com o estudo – que foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado – o acúmulo de areia acarretou a modificação da corrente na área da Ponta d’Areia, aumentando a intensidade da erosão.
Além da erosão, a medida conterá também o assoreamento do canal existente entre a península e o banco de minerva – espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações.



Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.