Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Icatu, Primeira Cruz e Humberto de Campos serão beneficiadas com projetos de aquicultura



Ao todo, quatro parques aquícolas (Icatu 1 e 2, Primeira Cruz e Humberto de Campos) serão ofertados, por meio de licitação ou concorrência pública, para fomentar a aquicultura no Maranhão, informou o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na última segunda-feira (27).

Juntos, os quatro parques totalizam 160 hectares e somam 615 áreas aquícolas com capacidade para gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Só o Parque Primeira Cruz conta com 291 das 615 áreas. O restante está distribuído em Humberto de Campos (115 áreas), Icatu 1 (58) e Icatu 2 (151). 

A partir da licitação ou oferta pública das áreas citadas, a estimativa é que a produção de pescado no estado salte de aproximadamente 300 toneladas (registradas oficialmente em 2011) para mais de 7 mil toneladas por ano.

“Vamos implementar medidas que vão aumentar em aproximadamente 23 vezes a produção aquícola no estado”, destaca a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

A expectativa do MPA é que os editais de oferta pública dessas áreas sejam lançados ainda este ano. Do total a ser ofertado, 553 seleções públicas serão destinadas à aquicultura familiar, sem custos de concessão para os produtores. 

“Os pequenos aquicultores serão beneficiados com quase 90% das áreas”, afirmou a coordenadora-geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União Marinhas, Luciene Mignani.

O anúncio do processo de seleção foi realizado durante uma audiência pública com produtores de pescado e lideranças da região, ocorrida na terça-feira (21), no município de Humberto de Campos (MA), na Escola Municipal Professor Erundine Silva.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.