Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Manifestantes ocuparam a Gerência e cobraram Hospital Regional

Fotos: José Ribamar dos Santos 

Rosário-MA: Nesta quarta-feira (04, quase cem manifestantes ocuparam a sede da Unidade Regional de Saúde de Rosário (URSR), na área conhecida como Gerência, localizada na Vila Bacural. O objetivo foi cobrar explicação, do Governo do Estado do Maranhão, sobre o Hospital Regional de 50 leitos que já foi licitado e não saiu do papel.

De acordo com José Ribamar dos Santos (membro do movimento), após a ocupação, a Polícia Militar foi chamada pelo gestor regional de Saúde, o Sr. César Araújo (ex-prefeito de Morros), o que gerou um sentimento de revolta e esquentou os ânimos, porém o movimento continuou pacifico. O Sr. Reinaldo Cantanhêde Lima em um ato de coragem pela causa, chegou a afirmar: “Só saio morto e que a polícia nem nos toque. Sou idôneo, amparado pela Constituição e pelos Direitos Humanos”. Os argumentos do seu Reinaldo acabaram tomando conta dos manifestantes num momento de grande emoção.
César, Josias e Reinaldo Lima 

O vereador Josias Santos (PMDB) acompanhou e apoio a manifestação, saiu em defesa do Sr. Reinaldo afirmando que ele não era baderneiro e que só faz manifestações pacificas e justas. Neste contexto, a Polícia Militar acabou deixando o local após ouvir as reivindicações, e em seguida finalmente o gestor convidou a comissão da manifestação para um diálogo.

Segundo o blog Rosário Notícias (RN) foi informado, o vereador Josias está com a cópia do Contrato que a Secretaria de Estado da Saúde fez com a empresa para construir o Hospital Regional de Rosário. Josias pediu o contrato para estudar e fazer um pronunciamento na Câmara sobre a situação, mas segundo informações dos manifestantes o documento estaria ilegível. Por fim, o gestor César Araújo pediu 48 horas para dar uma cópia legível e atender a solicitação dos manifestantes ou pelo menos marcar a data para que os técnicos venham explicar o que está sendo solicitado no documento. Com isto a manifestação foi suspensa após o almoço, mas caso César não cumpra o combinado a ocupação poderá ocorrer novamente, inclusive com ato em São Luís.

“Estamos agindo em legítima defesa e representando interesses de mais de 165.000 habitantes residentes nos municípios de: Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Rosário e Santa Rita. E, dando continuidade ao processo de cobrança ao estado especificamente a Secretária de Estada da Saúde e, acatando o que foi decidido em oportunidade da realização da Manifestação em frente a Unidade Regional de Saúde de Rosário em 05 de fevereiro de 2014 com a presença de quase 100 participantes de Rosário Bacabeira e Presidente Juscelino, vimos solicitar encaminhar expediente e empenhar-se possa ser marcada uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde e lideranças políticas e comunitárias dos municípios de Rosário Bacabeira e Presidente Juscelino, abaixo relacionadas”, destacou o Sr. Reinaldo Lima.

Além da construção do Hospital Regional de Rosário, os manifestantes querem saber por que os programas contidos no Plano Plurianual - PPA 2012/2015 até o presente não foram implantados.






Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

7 comentários:

  1. Parabéns a polícia que sobe agir e nota zero pro gestor que tentou jogar a pm contra o povo.

    ResponderExcluir
  2. por isso que ´bom ter um vereador que mora em Rosário, valeu Josias e a todos envolvidos

    ResponderExcluir
  3. Rosário presisa de mas pessoas como o Senhor Reinaldo Lima.

    ResponderExcluir
  4. Eh assim que haje o governo da tia Rosengana.

    ResponderExcluir
  5. quero ver quem vai ser o corajoso de pedir votos pro candidato de Roseana Sarney.

    ResponderExcluir
  6. a prefeita agora tira o dela da reta mais antes só se promovia com essa promessa de hospital regional.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.