Facebook

Gadgets

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Deputado discute desativação do “Cadeião” de Rosário

Renato Viana Waquim     novembro 21, 2013  Sem Comentários



O presidente da Comissão de Segurança, da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP), com o secretário Sebastião Uchôa, e a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes. O encontro, que aconteceu por intermédio do parlamentar, tinha por finalidade discutir a possibilidade de desativação do “Cadeião” de Rosário, atendendo assim uma solicitação da população rosariense.


O “Cadeião” de Rosário funciona nas antigas instalações da Delegacia de Polícia Civil e atualmente abriga uma carceragem com mais de 80 presos, oriundos de diversos municípios da região do Munim. O problema é que a unidade está instalada dentro do perímetro urbano, próximo a um ginásio poliesportivo, um parque folclórico onde são realizados eventos culturais e, principalmente, ao lado da Unidade de Ensino Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, que atende cerca de 300 crianças com idade entre 06 e 12 anos.
A prefeita acompanhada pelo vereador Pedrosa Filho (Necó), secretários municipais, e uma comitiva com cerca de 30 pessoas entre: professores, assistentes administrativos e mães de alunos da escola Sítio do Pica Pau Amarelo, discorreram sobre as problemáticas que vêm enfrentando em decorrência da proximidade com a unidade prisional. “A escola já existe há 25 anos no local, e há 8 anos chegou o “Cadeião” regional. A poucos dias aconteceu um motim, que deixou nossas crianças assustadas. Muitas não querem mais retornar à escola. Assim, viemos pedir a desativação do “Cadeião”, para que seja transferido para outra localidade”, reivindicou Irlahi Moraes.
O deputado Roberto Costa acompanhou toda a reunião e defendeu a desativação do “Cadeião”. “Estamos buscando junto ao secretário Uchôa uma saída. Diante do discutido, é evidente a necessidade de fechamento do Cadeião, e as providências deverão ser tomadas logo nos próximos dias. A governadora Roseana Sarney tem dado prioridade ao Sistema Penitenciário, implantando políticas públicas para intensificar os projetos de ressocialização dos apenados e o monitoramento dos presídios, criou a Academia para o treinamento de agentes penitenciários, irá construir unidades prisionais regionais, entre outras ações”, esclareceu.
Para o secretário Sebastião Uchôa ficou clara a necessidade de desativação da unidade e elencou, junto aos secretários-adjuntos Kécio Rabelo e Hamilton Louzeiro, ações emergenciais que deverão ser executadas a partir de segunda-feira. “Diante do exposto entendemos que é preciso desativar o “Cadeião”. Vamos agendar visita na próxima semana com uma equipe multidisciplinar para verificar o que poderemos adequar até aguardar a construção de uma nova unidade regional, que deverá ser discutida também com aos prefeitos de toda a região do Munim”, ressaltou.

, , , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo