Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário: Morre aos 90 anos o ex-deputado e ex-prefeito Orlando Aquino



Rosário-MA: O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rosário, Orlando Brito de Aquino faleceu na tarde desta segunda-feira (25), aos 90 anos por complicações decorrentes da idade avançada, após uma recente cirurgia no pulmão, no Hospital Aldenora Bello, em São Luís. O velório começará nesta noite, em sua residência na Praça da Matriz, no município de Rosário. Às 10 horas da manhã de terça-feira (26) o corpo será levado a Igreja da Matriz, onde será celebrada uma missa e no inicio da tarde será levado para São Luís, onde será cremado atendendo a sua vontade e suas cinzas serão jogadas no Rio Itapecuru.
Integrante da antiga Aliança Renovadora Nacional (ARENA), Orlando Aquino teve cinco mandatos consecutivos de deputado estadual, dividindo a bancada com João Alberto, Ivar Saldanha, Nagib Haickel e outros. Seu primeiro mandato foi em 1965, quando foi eleito junto com José Sarney, quando este ganhou a eleição de governo do Maranhão.
Membro de uma família que rivalizou com os Saldanhas durante décadas em Rosário, Aquino também foi duas vezes prefeito na cidade, eleito pela primeira vez em 1953 (assumindo em 1954) e a última ocorreu em 1988 na primeira eleição sob a então nova Constituição e o Estado Democrático de Direito - no período conhecido como Nova República, assumindo em 89. Ele era casado com Maria de Lourdes Aquino (também ex-prefeita/eleita em 1972), é pai de Luis Orlando (secretário de Agricultura e Abastecimento do Município), tio Marconi Bimba (ex-prefeito/ex-vereador), tio do ex-vereador Siló (secretário de Assistência e Desenvolvimento Social) e avô de Alexandre Aquino (secretário de Governo).

ASSEMBLEIA FAZ MINUTO DE SILÊNCIO 
Os deputados fizeram um minuto de silêncio, na tarde desta segunda-feira (25), durante a sessão plenária, pela morte do ex-deputado estadual 
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. Descanse em paz seu Orlando pois a sua vida valeu a pena.

    Só acho um pouco esquisito esse lance da cremação mas temos que respeitar a vontade dele se fosse enterro ficaria melhor para a cidade homenagear seu morador tão ilustre ao longo do translado mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Rosário perdeu um grande homem,um grande ícone,eu e minha família só temos agradecê-lo ele e sua família (Aquino) por tudo que nos fez,estamos todos triste,mas felizes porque ele encontrou a casa do senhor.
    Descanse em Paz-Orlando Brito de Aquino

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.