Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Hilton Gonçalo compara sua gestão com a de Luis Fernando

O ex-prefeito de Santa Rita, o oposicionista Hilton Gonçalo (PDT) vem evidenciando, em suas caminhadas pelos municípios maranhenses, que conseguiu trazer melhores índices sociais a cidade que governou do que o também pré-candidato ao governo pelo grupo Sarney, Luís Fernando a cidade de São José de Ribamar.
Segundo Gonçalo, o Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Rita passou de 0,446 em 2000 para 0,609 em 2010 – uma taxa de crescimento de 36,55%. Enquanto o de São José de Ribamar, de acordo com ele, o IDHM passou de 0,572 em 2000 para 0,708 em 2010, o que representa uma taxa de crescimento de 23,78%. Vale ressaltar que os dois foram eleitos prefeitos no mesmo período, no ano de 2004. A diferença que Luís Fernando não terminou seu mandato e Gonçalo foi até o fim em 2012.
Os dados informados são catalogados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil em 2013, divulgado recentemente. O ex-prefeito de Santa Rita informou que pediu que fosse feito todo um estudo para que fosse comparado com a administração de Luís Fernando e ele afirma que em todos os aspectos ele ganha do peemedebista.
Na educação, no ano de 2010, 97,7% das crianças entre 5 e 6 anos de Santa Rita estavam matriculados em escola, no mesmo quesito a prefeitura de São José de Ribamar tinha 93,9%. Enquanto que Hilton Gonçalo conseguiu diminuir o analfabetismo da população de 18 anos ou mais, em 28,80%, Luís Fernando só alcançou a redução de 14,07% no mesmo quesito e período.
Hilton Gonçalo chega a enaltecer esses dados: “é fundamental para o nosso estado, considerado um dos mais pobres, uma educação de qualidade, temos que investir nesta área, ela é fundamental”, destacou.
No quesito habitação Hilton Gonçalo volta a apresentar índices superiores ao de Luís Fernando. Na cidade de Santa Rita, quando o ex-prefeito assumiu, apenas 17,29% tinham água encanada em casa, em 2010 esse número cresceu para a faixa de 77,57%. Já Luís Fernando recebeu São José de Ribamar com 43,51% das residências com água encanada e quando saiu deixou esse número em 74,61%.
Quando se fala em aumento da renda per capita da população, a administração de Hilton Gonçalo volta a ser superior que a de Luís Fernando. Em Santa Rita a renda média per capita cresceu 203,01% nas últimas duas décadas e durante a gestão de Gonçalo o crescimento foi de 91,53%. Já em São José de Ribamar a renda per capita média cresceu 154,86% nas últimas duas décadas e durante a administração do peemedebista cresceu 59,02%.
“Temos que mostrar o que é realmente melhor para o Maranhão, não podemos ficar vivendo número fictícios, os índices sociais mostram que Santa Rita cresceu muito mais que São José de Ribamar no mesmo período”, declarou Hilton Gonçalo. (Da Assessoria do ex-prefeito Hilton Gonçalo)
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.