Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Análise dos Fatos: A visita da Comissão de Saúde da Assembleia ao município de Rosário



Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputadas Valéria Macedo (PDT) e Francisca Primo (PT), atendendo a uma solicitação da Câmara Municipal de Rosário, foram verificar in loco, nesta quarta-feira (3), a situação da saúde naquele município. Eliziane Gama (PPS), da Comissão de Direitos Humanos, também participou da visita, que culminará com a realização de uma audiência pública a ser agendada posteriormente.

As deputadas, acompanhadas do corpo técnico do legislativo estadual, incialmente participaram de reuniões com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a secretária de Saúde Mauricéia Lopes, assessores, vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde, ocasião em que foi traçado o quadro caótico da saúde de Rosário que, segundo eles, não tem condições de oferecer um atendimento eficaz aos pacientes.

Em seguida, as parlamentares realizaram uma visita à Unidade Mista de Saúde de Rosário, a única estrutura da rede pública na cidade, que tem uma capacidade de atendimento reduzida e possui apenas 12 médicos. Além disso, a cidade possui duas clínicas que são conveniadas com o governo do Estado, mas no momento não estão prestando atendimento à população.  

A Unidade Mista conta com 20 leitos e chegou a atender uma média de 500 pessoas diariamente, contrariando a capacidade atual, que é de no máximo 200 pessoas/dia. Além disso, a unidade não dispõe de recursos financeiros e técnicos para garantir clínica médica e especializada, exames, laboratório, raio-X, ultrassonografia, endoscopia, atendimento de urgência e emergência, partos e também não está habilitada para realizar cirurgia eletivas.

A prefeita Irlahi Moraes disse que estava preocupada com a situação, uma vez que o município não dispõe de recursos financeiros para colocar a rede de saúde municipal em pleno funcionamento. “Não estamos satisfeitos com essa situação. O hospital está funcionando em condições precárias. Precisamos do apoio dos governos estadual e federal, porque somente dessa forma vamos conseguir melhorar a situação da saúde no nosso município”, afirmou.

O vereador Pedrosa Filho (PSB) disse que a Câmara Municipal está fazendo tudo o que pode para amenizar o sofrimento dos rosarienses. “Rosário está órfã de representantes no Estado. A prioridade aqui é a saúde, por isso pedimos a ajuda da Assembleia Legislativa no sentido de sensibilizar o governo do Estado, porque o nosso povo está carente de saúde”, declarou. Ele é o autor da proposição que pede à prefeita Irlahi e ao secretário de Saúde Ricardo Murad a adoção de providências no sentido de firmar parceria com o objetivo de viabilizar a transformação da Unidade Mista de Saúde de Rosário em hospital de referência.

O vereador disse que também solicitou ao ministro da Saúde Alexandre Padilha, em conjunto com a prefeita Irlahi, a inclusão da Unidade Mista no Programa de investimentos de infraestrutura daquele ministério, no que tange à reforma, ampliação e aquisição de equipamentos.

O presidente da Câmara Municipal de Rosário, Leandro Cavalcante (PTB) bem como os demais vereadores presentes à reunião, teceram críticas principalmente em relação às prioridades da administração municipal. “A prefeita está priorizando o asfaltamento das ruas ao invés da saúde. Falta um pouco de vontade para se resolver o problema”, lamentou Leandro Cavalcante.


VISITA POSITIVA

A visita à cidade de Rosário foi considerada positiva pelas deputadas Valéria Macedo, Francisca Primo e Eliziane Gama. Elas ficaram preocupadas com o que viram. Eliziane Gama disse que a Assembleia Legislativa pode ampliar o debate com a audiência pública para chamar a atenção do Estado no sentido de implantar mecanismos para amenizar o sofrimento da população local. “Nós vamos debater essa situação, mas vejo que aqui o problema maior está na gestão pública”, disse Eliziane Gama.

Valéria Macêdo declarou que a realização da audiência pública será fundamental para discutir o assunto e buscar uma solução para amenizar o sofrimento da população de Rosário. “A nossa visita serviu para conhecermos de perto a situação caótica da saúde em Rosário. Ficamos preocupadas com as informações que nos foram repassadas pela prefeita e pelos vereadores, por isso, vamos realizar uma audiência pública para discutir o problema com a presença de representante da Secretaria de Saúde do Estado. Esperamos dessa forma contribuir com a melhoria dos serviços de saúde pública aqui do município”, disse a parlamentar.

Nice Moraes / Agência Assembleia

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.