Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Ato público marcou a manhã de 4ª feira em Rosário



Um ato público organizado em cima da hora pelo ex-funcionário público, Reinaldo Cantanhede Lima, movimentou a manhã de quarta-feira (21), no município de Rosário.

Descontentes com a situação caótica em que vive o município, principalmente na área da saúde, um grupo de pessoas foram para frente da prefeitura protestar contra o descaso no sistema de saúde do município.

Rosário que virou matéria em jornais e blogs de rede estadual e nacional por causa da situação com a saúde, também vive momentos de protestos constantes por parte da população que já não aguenta mais sofrer com tanto descaso.

Apesar de ter sido apenas um ato público não divulgado em meios de comunicação, ainda nota-se que apesar dos problemas, a população tem receio de se manifestar e cobrar seus direitos. Segundo nos foi informado, pouco mais de 20 pessoas estiveram no ato público, e apenas cinco foram recebidos pela prefeita Irlahi Linhares (PMDB) em seu gabinete.

Várias propostas de melhorias para a saúde foram apresentadas à prefeita, porém, o pedido de tempo voltou a ser pauta. Irlahi se comprometeu a se esforçar para cumprir os acordos com os manifestantes e, tornar possível a realização das propostas da comunidade.

Entre as conversas, foi exposta pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kátia Oliveira, a situação do centro de saúde Roseana Sarney, que pertence à família Botentut e não funciona. Mas, está cadastrado como estabelecimento que atende pelo SUS e, na verdade, não funciona de forma alguma, porém, recebe recursos.

Kátia perguntou ainda se a Clinica de propriedade da prefeita atendia pelo SUS, e Irlahi respondeu que estava atendendo apenas exames laboratoriais e internações hospitalares. Em média 80 por mês. Segundo Kátia, a prefeita sempre justifica os problemas de saúde por conta da inoperância do estado e do governo federal.


Ao final da reunião, a presidente do conselho de saúde lembrou que continuará cobrando melhorias e, pretende colocar os programas de saúde custeados pela união para funcionar, uma vez que, esses recursos estão vindo regularmente para esse fim.




Fotos: Reinaldo Lima.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.